Nirvana: diretor de

Nirvana: diretor de "Heart-Shaped Box" comenta clipe

Anton Corbijn, diretor do polêmico videoclipe de “Heart-Shaped Box”, música do álbum In Utero (1993), do Nirvana,  revelou detalhes da produção em entrevista ao The Daily Beast.

Sobre a formação do elenco que fez parte do clipe, ele disse o seguinte:

Não foi tão difícil achar a mulher grande e a criança. Entretanto, foi meio complicado pra criança atuar nos momentos em que saia sangue da camisa dela. Mas encontrar um homem velho com cara de ‘homem velho’em LA (Los Angeles) não foi fácil (risos). Aí nós achamos esse senhor fantástico que tinha um clube de jazz; ou uma ‘estação de rádio que tocava jazz’, algo assim. Ele era bem ligado à cultura e, consequentemente, tinha um visual fantástico e ‘não hollywoodiano’. Mas teve um momento bem estranho em que ele caiu sem querer enquanto caminhava no set de filmagem. Ele tinha algum tipo de câncer de intestino que nem ele mesmo sabia. Alguma coisa estourou e foi sangue pra todo lado. Nós tivemos que chamar uma ambulância  pra que ele fosse levado direto pro hospital. Foi bastante grave.

Sobre o momento em que ele reparou que o vídeo se tornaria um ícone da cultura pop, o diretor conta:

Eu acho que foi no momento em que o vi na MTV.  Kurt (Cobain) ficou tão feliz com com o resultado final do clipe que me chamou para dirigir outro vídeo para eles alguns meses depois. Dessa vez, para uma música chamada ‘Pennyroyal Tea’. Mas eu disse:  ‘Kurt, eu não acho que posso fazer isso. Eu vou te desapontar.  Eu não acho que sou capaz de fazer outro vídeo tão bom quanto Heart-Shaped Box. Eu não vou viver pra corresponder às suas expectativas…’ .

Após recusar a proposta, o vocalista do Nirvana teria dito então que não faria outro clipe com mais ninguém. Por esse motivo, “Heart-Shaped Box” seria o último vídeo que do artista. Quando perguntado sobre os motivos que teriam levado Kurt a tomar essa atitude, Corbijn divaga:

Eu não tenho certeza absoluta. Acho que havia algo de muito pessoal ali (no clipe de “Heart-Shaped Box”, no caso). Eu nunca investiguei essa questão direito… Alguma ideia sobre um câncer na sociedade ao mesmo tempo que um câncer real, mas eu nunca… Não era muito claro pra mim, pra ser honesto, o que Kurt queria pessoalmente com aquele vídeo. E claramente haviam assuntos pessoais ali. Quem sabe que tinham a ver com drogas ou com a Courtney… 

Abaixo, assista ao clipe na versão do diretor.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!