Cover Flow

Figurinha carimbada aqui no site, a Cover Flow é uma das iniciativas mais bacanas que apareceram nos últimos anos na internet. Muito mais que uma simples festa que tocava covers, o projeto idealizado por Natalia Pinheiro, Natália Carvalho e Bruno Tavares se destacou com vídeos surpreendentes com versões inusitadas de músicas.

E a nova empreitada do grupo é uma homenagem fantástica ao poetinha centenário Vinícius de Moraes, junto ao Multishow e à Vinicius de Moraes Produções eles produziram o web documentário “Mais Vinicius, por favor”.

Em seis episódios, o projeto mistura depoimentos de familiares e parceiros de Vinícius com o processo criativo de quatro bandas novas que deveriam criar versões de músicas do homenageado. Baleia, Facção Caipira, Mahmundi – vencedora do Prêmio Multishow 2013 na categoria “Hit do Ano” – e Ordinarius se superaram e o material está lindo.

Para saber um pouco mais sobre o projeto, conversamos rapidinho com uma das idealizadoras da Cover Flow, Natália Carvalho. Confira abaixo.

Acabou de sair o quinto episódio, com clipes da Baleia e Ordinarius. Confira aqui.

bandas juntas cover flow

TMDQA! – Antes de tudo, além do centenário… O que, pra vocês, motiva homenagens ao Vinicius?
Natália Carvalho – Vinicius manteve a mente aberta para todas as frentes musicais e todos os tipos de pessoas. Por isso, não é nenhuma surpresa que seu centenário tenha sido tão celebrado nesse ano. Entendemos que ele representa uma sinergia entre gostos e interesses que poucos artistas já alcançaram, por sua humildade e sede de aprender. Se estivesse vivo, até hoje estaria se reinventando.

TMDQA! – Como foi feita a curadoria dos artistas e do repertório? E dos entrevistados?
Natália Carvalho – Procuramos selecionar artistas da cena nacional independente que representassem gêneros musicais bem distintos. Antes de mais nada, vale ressaltar também que a galera da Baleia, Mahmundi, Ordinarius e Facção Caipira eram pessoas curiosas para conhecer mais um pouquinho sobre a história e o repertório de Vinicius. Essa imersão foi uma lição musical pra todos. Já os entrevistados tinham alguma relação com ele, seja por fazerem parte da família, por terem sido parceiros musicais ou por acompanharem o seu trabalho de longe. Vinicius despertou fãs por onde passou.

TMDQA! – Como surgiu a Cover Flow?
Natália Carvalho – A Cover Flow surgiu da ideia de fazer uma festa apenas com repertório de versões. Para a divulgação, decidimos produzir a nossa própria versão, o que rendeu um clipe com a banda Baleia. Foi a primeira vez que fizemos um clipe, e eles, a primeira vez que entraram em estúdio. Depois disso, entendemos a Cover Flow como uma produtora que quer ser conhecida pela sua vontade de fazer covers, seja em um clipe, um evento, e agora, nesse formato inédito de webdocumentário.

TMDQA! – Quais os planos futuros? Pensam em outros projetos, agora para TV?
Natália Carvalho – Com certeza, desejamos fazer celebrações para outros artistas, temos algumas ideias, mas ainda não há nada fechado

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!