Volta e meia o site Digital Music News traz algumas matérias e/ou listas a respeito de dicas e situações que novos artistas enfrentam.

Dessa vez o pessoal publicou uma lista com 17 coisas que bandas independentes deveriam entender para que a cena pudesse crescer como um todo e os envolvidos acabassem tocando para públicos maiores, em mais lugares e, enfim, obtendo sucesso na música.

Algumas delas podem parecer bem básicas para quem tem banda, principalmente aqueles que já vivem no underground há algum tempo, mas são dicas preciosas muitas vezes esquecidas por gente mais nova.

Veja na sequência.

1

Falar mal de outras bandas da cena não está sujando a reputação delas, mas sim a sua.

2

Fingir que está desinteressado, com os braços cruzados, na parte de trás da plateia em shows de outras bandas não lhe torna uma pessoa legal. Cantar junto à frente do palco, sim.

3

Parecer como um rockstar não é tão importante quanto soar como um.

4

Sua imagem é importante. Shorts “Cargo” são para tiozões em churrascos. Não para músicos em cima de um palco.

5

Ser respeitoso e amigável irá te levar a muito mais lugares do que ser superior e “se achar”.

6

Ir aos shows de outras bandas é A COISA mais importante para apoiar a sua cena local.

7

Os caras que mantêm a sua cena são amigos uns dos outros. Se dê bem com um deles e você vai ser dar bem com todos. Seja rude com um deles e você irá entrar em uma lista negra.

8

Você não precisa só da imprensa para lotar um show. Precisa ser profissional e trabalhar duro.

9

Material físico para divulgação ainda é extremamente importante. Saia pelo mundo colando cartazes e distribuindo flyers. Não gaste todo o seu tempo no Facebook.

10

O Facebook está morrendo. Se todo seu plano de promoção se baseia nele, você está ferrado.

11

Você precisa conquistar a sua cidade local antes de cair na estrada. Se ninguém se importa com você onde você vive, por que acha que alguém irá se importar em outro lugar?

12

Excursionar não significa nada além de pessoas irem aos seus shows. Não excursione se você não sabe como fará para que as pessoas vejam sua banda tocando.

13

Tocar na sua cidade a todo momento faz com que você tenha menos público. Espalhe seus shows para promover um grande evento a cada 6 ou 8 semanas.

14

ENTRETANTO, quando você está começando, você precisa tocar toda hora, em todo lugar, para praticar. Grave todos os shows. Assim que VOCÊ começar a amar o seu set ao vivo, (e pessoas fora do círculo de família e amigos começarem a dizer que gostam da sua banda) aí você poderá marcar shows de verdade cobrando cachê.

15

Se sua banda é ruim, não merece ser paga. Fique bom primeiro. Aí você começa a cobrar.

16

Ninguém na indústria se importa com a qualidade de sua música. Eles ligam mesmo é para como você atingiu o sucesso por conta própria.

17

Pare de pensar em si mesmo e ajude outras pessoas da cena. Eventualmente a ajuda irá voltar para você.

5 Grandes Erros que As Bandas Cometem no Palco

Veja uma lista com 5 grandes erros que as bandas cometem no palco clicando aqui.

5 Motivos pelos Quais as Bandas não Dão Certo

Veja uma lista com os 5 motivos mais comuns pelos quais as bandas não dão certo clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!