Fita cassete 50 anos

Fita cassete 50 anos

Nessa semana rolou a International Magnetics Conference em Dresden, na Alemanha, e a gigante japonesa Sony revelou um projeto que traz de volta uma mídia da velha guarda.

Usando uma nova técnica a companhia desenvolveu uma fita cassete que pode armazenar 148 gigabytes por polegada quadrada, o que na prática se traduz em um disco Blu-Ray inteirinho sendo armazenado em apenas uma polegada da fita e capacidade total de armazenamento de surpreendentes 185 terabytes.

Para se ter ideia da proporção, um Blu-Ray de camada simples tem capacidade para armazenar 25 gigabytes, sendo a fita então o equivalente a 7.400 discos dessa tecnologia.

A Sony pretende tornar essa fita comercial e continuar as experiências para alavancar o projeto cada vez mais, mas há um sério impedimento para isso, já que os tempos de escrita e leitura na fita ainda são bastante ruins, o que inviabiliza o uso da mídia como forma de entretenimento em um player de música ou video game, por exemplo. Sua funcionalidade principal, a princípio, será para backups de informações importantes.

Esse ano já tivemos uma novidade nos meios de armazenamento musical: o PonoMusic, lançado por ninguém menos que Neil Young. Podemos aguardar, com certeza, mais novidades tecnológicas por vir para os amantes da música.

Fonte: Stereogum

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!