Recentemente, os festivais de Reading e Leeds divulgaram seus lineups e muita polêmica surgiu. Uma delas foi sobre a maioria masculina se apresentando no evento, e Matt Healy, líder do The 1975, usou a oportunidade para tomar uma atitude a respeito dessa desigualdade.
Depois que a repórter do The Guardian Laura Snapes chamou atenção para este fato, Healy teve momentos de revelação em seu próprio Twitter que o levaram a uma conclusão. Para ajudar a promover a igualdade de gêneros em line-ups, sua banda só tocará em festivais equilibrados.
Ele fez a promessa em um Tweet, no qual escreveu:
Leve isso como eu assinando esse contrato — eu já concordei com alguns festivais que podem não aderir a isso e eu nunca desapontaria os fãs que já possuem ingressos. Mas de agora em diante eu irei [exigir isso] e acredito que é assim que artistas homens podem ser verdadeiros aliados.
E aí, acha uma boa iniciativa?
The 1975 e polêmicas de Matt Healy com Ellie Goulding
Take this as me signing this contract – I have agreed to some festivals already that may not adhere to this and I would never let fans down who already have tickets. But from now I will and believe this is how male artist can be true allies ❤️ https://t.co/1eaZG2hEze
— ?? (@Truman_Black) February 12, 2020
Vale lembrar que o The 1975, especificamente o vocalista Healy, teve uma polêmica recente envolvendo Ellie Goulding. Isso porque, alguns dias atrás, ele citou a cantora como exemplo de artistas que têm “bilhões de streams” mas que as pessoas “não necessariamente compram seus álbuns”.
A britânica respondeu dizendo que tem 3 álbuns multi-platina. Os fãs não perdoaram nas respostas do Tweet sobre os festivais, lembrando ironicamente de sua atuação como um “verdadeiro aliado” ao falar mal de Goulding. Complicado!