A organização Red Hot, que arrecada doações para a luta contra a AIDS, mantém um projeto que junta artistas da cena independente para uma grande coletânea de covers. O Brasil, que já foi tema de uma delas, chamada “Red Hot + Rio“, de 1996, volta a ser o tema principal do disco.
Nele, artistas como Beck, Dirty Projectors, Neon Indian, Of Montreal, Beirut, Devendra Banhart, Madlib, José González e John Legend fazem um tributo ao Tropicalismo, movimento artístico que combinava influências e ritmos regionais com funk, psicodelia, rock e conteúdo político.
O disco “Red Hot + Rio 2“, que sai dia 28 de Junho, homenageia Novos Baianos, Os Mutantes, Caetano Veloso, Tom Zé e o álbum símbolo do movimento “Tropicália: ou Panis et Circencis“.
Zach Condon, que participa da coletânea com um cover da música de Caetano Veloso, “O Leãozinho“, disse sobre o projeto em entrevista: “Eu sinto que a música popular brasileira é uma das mais importantes e impressionantes do mundo, pelo que me diz respeito. Eu honestamente acho que o português é a melhor língua do planeta por causa da sua própria musicalidade”.
Ouça aqui embaixo, a música “O Leãozinho” no surpreendente bom português de Zach Condon: