Red Hot Chili Peppers toca Ramones
No dia 11 de Fevereiro de 2003 (também conhecido como meu aniversário), foi lançado via Columbia Records um tributo a uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempos, o Ramones.
Recheado com grandes nomes como Metallica, Green Day, Eddie Vedder, KISS, The Offspring e Rancid, o disco foi co-produzido por Johnny Ramone (que morreria apenas um ano depois) e Rob Zombie, que também foi responsável pela arte da capa do disco.
O escritor Stephen King foi quem escreveu os famosos “liner notes” no encarte para mostrar ao mundo seu amor pela banda e também apresentá-la (se é que isso era preciso) a quem estava ouvindo a coletânea.
Reza a lenda que Johnny Ramone pediu para que cada uma das bandas transformasse as músicas escolhidas em sons próprios, e também que ele adorou tanto a cover feita pelo Red Hot Chili Peppers que a escolheu para abrir a coletânea.
A faixa escolhida pelo RHCP foi “Havana Affair”, que definitivamente ganhou uma roupagem totalmente diferente da versão original, com a melodia característica das faixas mais calmas dos Peppers, backing vocals marcantes e, pra variar, ótima linha de baixo.
Além de sair na coletânea, a faixa também foi lançada em uma versão digital do disco de estúdio dos caras “Stadium Arcadium” , mas por algum motivo acabou sendo retirada do iTunes, onde estava.
Recentemente, nas comemorações do Record Store Day 2011, foi lançado um compacto em disco de vinil vermelho com a versão original da música de um lado e a cover do outro, como parte da série Side By Side.
A versão original da música está no disco de estreia do Ramones, auto-intitulado e lançado em 1976 via Sire Records, com um custo de gravação de pouco mais de 6 mil dólares.
Altamente influente e elogiado por público e crítica, o disco chegou a receber nota máxima em resenha da revista Rolling Stone e além de “Havana Affair” ainda tem um dos maiores hits da história da banda, a energética “Blitzkrieg Bop” e mais uma série de sons clássicos dos caras como “I Wanna Be Your Boyfriend”, “Beat On The Brat”, “Judy Is A Punk” e “Today Your Love, Tomorrow The World”.
Presente no lado B do LP original, “Havana Affair” é Ramones puro, com aproximadamente 2 minutos, alguns acordes e a famosa técnica de gravar uma versão mais lenta no disco de estúdio e simplesmente massacrar os instrumentos ao vivo tocando 3 vezes mais rápido.