Freddie Mercury faleceu em 1991 vítima de complicações da AIDS. Em 1992, o Queen fez um tributo histórico ao lendário vocalista e aproveitou para conscientizar a população sobre a doença, nomeando o evento como The Freddie Mercury Tribute Concert for AIDS Awareness (“O Show Tributo a Freddie Mercury para Conscientização da AIDS”).
Por lá, a banda recebeu diversos convidados especiais e, entre eles, estavam Elton John e Tony Iommi (Black Sabbath). Apesar de distantes musicalmente, com Elton se encaixando mais no Rock’n’Roll clássico e Iommi sendo um dos pais do Heavy Metal, a apresentação de “The Show Must Go On” foi um espetáculo à parte.
A dupla estava em perfeita sintonia com Brian May e os membros remanescentes do Queen. Essa performance, inclusive, foi a estreia da icônica canção ao vivo — ela estava no disco Innuendo, lançado em 1991 pouco antes do falecimento de Mercury. No ano seguinte, vários artistas (incluindo Elton) incluíram a faixa em seus repertórios como homenagem ao cantor.
Relembre e se emocione com o vídeo a seguir!
Queen, Elton John e Tony Iommi
Vale lembrar que o show serviu como plataforma de arrecadação para iniciar o Mercury Phoenix Trust. A organização de caridade nomeada em homenagem ao vocalista está ativa até hoje ajudando vítimas da AIDS.
LEIA TAMBÉM: Queen e a emocionante história de “Made In Heaven”, último disco com Freddie Mercury
Por Tony Aiex & Felipe Ernani