<b>Resenha</b>: Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows - <b>"Children Of Corn"</b>

Um review rápido do trabalho do artista com algumas impressões sobre o novo álbum.

Quem já teve a oportunidade de se deparar com o trabalho desse artista ímpar na história do mundo teve sua vida mudada de alguma forma. Anna Varney é o mentor por rás do maravilhoso e complexo trabalho do Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows.

Proveniente da Alemanha, Anna transforma sua vida toda em arte e vice-versa. Ele/Ela se tornou a própria essência do seu trabalho musical/fotográfico.

Publicidade
Publicidade

Anna se mantém no anonimato e as informações sobre sua vida são escassas, além disso, há a sua recusa em se apresentar ao vivo. Tudo isso acaba por tornar impossível de saber o que é verdade e o que é especulação sobre o artista.

Seu mais recente trabalho se chama “Children Of The Corn” e é o segundo lançamento do Sopor Aeternus no ano de 2011. Aparentemente, depois de Anna ter perdido sua mãe, seu processo de composição se tornou mais intenso.

Nas músicas a evolução de seu trabalho que aumenta em qualidade a cada lançamento. A música do Sopor Aeternus é cheia de melodias tristes, fúnebres e vampirescas (por favor, estou me referindo a Bram Stoker e Béla Lugosi). Instrumentos de corda e sopro são usados ao extremo, se tornando em muitas músicas os fatores principais que as guiam. Há ainda inserções de instrumentos eletrônicos e os emocionantes vocais de Anna, limpos e suaves, com letras refinadas e poéticas.

Em uma espécie de sinestesia, o som do Sopor Aeternus me remete à morte, algo que não consigo encontrar com tamanha intensidade em nenhum outro trabalho musical.

Anna parece compor para todos os instrumentos que são gravados por músicos contratados listados em seu site e nos encartes de seus trabalhos. A perfeição das melodias e arranjos compostos para “Children Of Corn” ultrapassa muitos compositores que se utilizam elementos eruditos em seus trabalhos. Um álbum imperdível para os admiradores do Gótico em sua totalidade.

 

Os trabalhos do Sopor Aeternos são lançados sempre em uma quantidade limitadíssima, o que os tornam objetos de desejo para os fans colecionadores. Assista logo abaixo o vídeo do álbum “Children Of Corn”  em vinil sendo aberto com tanto esmero que há até a utilização de luvas!

Sair da versão mobile