Foto por Facebook Lollapalooza Brasil
Chegou ao fim a turnê sul-americana de 2012 de uma das bandas de rock mais quentes da atualidade, o Foo Fighters.
A banda se apresentou hoje, dia 07/04, no Jockey Clube durante o festival Lollapalooza Brasil e encerrou uma série de apresentações que passou por Chile e Argentina antes de vir até nós.
Em uma noite aguardada por todos os presentes desde que o nome da banda de Dave Grohl foi confirmada lá no ano passado, ele e sua trupe fizeram um set praticamente idêntico ao do segundo show da banda na Argentina, durante o segundo dia do festival Quilmes Rock, com as exceções de não tocar “These Days” (estranho, já que Dave falou durante os outros shows que essa é sua música favorita do Foo Fighters) e de mandar dois sons com a musa Joan Jett. Fora isso, o set foi idêntico a esse aqui.
Com um discurso muito parecido ao de Santiago e Buenos Aires, Dave falou que a banda iria tocar até que alguém chegasse e lhes falasse que eles não poderiam mais fazê-lo, já que era a primeira vez da banda na cidade. Durante a apresentação dos integrantes do grupo, no meio do set, Pat Smear não mandou nenhum solo, mas sim raspou seu instrumento na quina do palco, o jogou no chão e começou a chutá-lo, algo que faria depois ainda com mais raiva e com outra guitarra em “Stacked Actors”.
Essa música aliás, contou com a tradicional jam de todos os músicos, o duelo de guitarra entre Chris Shiflett e Grohl e a mini-cover de “Feel Good Hit Of The Summer”, do Queens Of The Stone Age.
Ao apresentar Dave Grohl, Taylor Hawkins disse que o Foo Fighters só estava ali por causa dele e que ele só era rico por causa do vocalista e guitarrista. Logo após disso veio “Cold Day In The Sun” onde Dave Grohl assumiu as baquetas e Taylor foi para o microfone.
Em “Monkey Wrench” Dave Grohl parou para berrar a famosa parte do meio da música e chegou a fingir que gritava sem voz, talvez como uma resposta aos que falaram que o cara estava mandando mal nos outros shows da turnê. Esse quesito, aliás, melhorou bastante em relação às apresentações de Chile e Argentina.
Em “Best Of You”, o público brasileiro executou uma espécie de flashmob ao levantar placas onde se lia “oh” para acompanhar a parte mais famosa da música, e fechou o set antes do bis.
Assim como no Lollapalooza Chile, Grohl apareceu no telão “dizendo” que tocaria apenas uma música, mas Taylor Hawkins sempre erguia esse número e “negociava” com Dave e a plateia, até chegar a seis canções, o que foi cumprido pela banda.
De forma irônica, vieram “Enough Space” e “For All The Cows”, músicas que o Foo Fighters tocou no segundo show na Argentina supostamente porque havia caído uma tempestade no local, então o público merecia ouvir sons que banda não tocava faz tempo. Me desculpem argentinos, mas aqui estávamos sem uma gota de água sequer e fomos agraciados com essas raridades.
Outra novidade no bis foi a performance de duas músicas com Joan Jett. Logo após elogiar o Jane’s Addiction e Perry Farrell, Grohl convidou a cantora para tocar além da tradicional “Bad Reputation”, a também mega conhecida “I Love Rock And Roll”, antes que o grupo terminasse a apresentação com o hino “Everlong”.
Foi um showzão com um setlist de peso, pra brasileiro nenhum botar defeito. O lado negativo só ficou pra quem já tinha acompanhado os outros shows da turnê, um tanto quanto parecidos.
Veja o setlist logo abaixo.
- All My Life
- Times Like These
- Rope
- The Pretender
- My Hero
- Learn to Fly
- White Limo
- Arlandria
- Breakout
- Cold Day in the Sun
- Long Road to Ruin
- Big Me
- Stacked Actors
- Walk
- Generator
- Monkey Wrench
- Hey, Johnny Park!
- This is a Call
- In the Flesh? (Cover do Pink Floyd)
- Best of You
Bis - Enough Space
- For All the Cows
- Dear Rosemary
- Bad Reputation (Cover da Joan Jett com a Joan Jett)
- I Love Rock ‘n’ Roll (Cover do The Arrows com Joan Jett)
- Everlong