Fotos por Bruno Clozel
E pra quem esperava que o Lollapalooza Brasil seria um festival de uma banda só, com o Foo Fighters no Sábado, a resposta veio de forma alta, barulhenta e com sotaque britânico na forma dos caras do Arctic Monkeys.
Fazendo um show com pouco mais de uma hora, a banda mesclou sons de toda sua carreira e é impressionante ver como um grupo relativamente jovem (o primeiro disco de estúdio veio em 2006 e o líder da banda, Alex Turner, tem apenas 26 anos) já tem tantos hits na bagagem.
Com um set quase idêntico ao do Lollapalooza Chile (a banda só trocou a ordem de “When The Sun Goes Down” e “R U Mine?”), Turner começou os trabalhos com o riff de “Don’t Sit Down ‘Cause I Moved Your Chair” e o convite estava feito para que todos ali presentes começassem a pular e dançar.
Mais comunicativo do que no Chile, Turner falou algumas vezes com a plateia e liderou a banda através de hits como “I Bet You Look Good On The Dance Floor”, “Teddy Picker”, “Brick By Brick”, “Fluorescent Adolescent” e “505”, e quando parecia que ia baixar o ritmo das coisas, logo trazia de volta um riff de guitarra arrebatador que parece ter vindo direto dos anos 60 junto com o topete de seu vocalista.
O Arctic Monkeys mostrou no Brasil sua nova faceta pra lá de rock’n’roll que os afasta do rótulo de “indie” e faz com que a banda esteja no primeiro escalão dos grandes grupos do estilo hoje em dia. Teve até gente dizendo que o show foi melhor do que o de Dave Grohl e companhia no Sábado, e a certeza é uma só: quem decidiu ficar em casa perdeu um showzão.
Clique nas fotos para ampliá-las
Setlist:
- Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair
- Teddy Picker
- Crying Lightning
- The Hellcat Spangled Shalalala
- Library Pictures
- Brianstorm
- The View From the Afternoon
- I Bet You Look Good on the Dancefloor
- Brick by Brick
- This House Is a Circus
- Still Take You Home
- Evil Twin
- Pretty Visitors
- If You Were There, Beware
- Suck It and See
- Do Me a Favour
- R U Mine?
Bis - When the Sun Goes Down
- Fluorescent Adolescent
- 505