Passa ano, vem ano e ninguém consegue entender quais os critérios que os votantes da Academia escolhem seus vencedores na categoria de melhor canção original. E nem adiante entender. Eles nem entendem de cinema, quanto mais de música. Por isso marco aqui, temos uma grande favorita esse ano – pela fase que ela encontra e pela música fantástica – que é a Adele, mas eu não estranharia se algum dos outros candidatos levasse.
Temos músicas bem diferentes, para filmes de gêneros mais diferentes ainda. Segure aí os indicados:
“Skyfall”, Adele (007 – Operação Skyfall)
Adele é uma daquelas artistas que fizeram tanto sucesso que hoje já se tornou chato. Mas tente esquecer todas as vezes que ouviu “Someone Like You” e repare essa que é a cereja no bolo da bela trilha do último filme de James Bond, que falamos melhor aqui.
É a grande favorita. E seria merecido, é a melhor música para 007 desde “Live and Let Die”.
“Pi’s Lullaby”, Michael Danna e Bombay Jayshree (As Aventuras de Pi)
Quase um mantra, a “canção de ninar de Pi” traduz toda a espiritualidade e a cultura oriental presente na história do filme. É uma canção belíssima, não tem mais o que falar sobre isso. A música é linda.
“Everybody Needs a Best Friend”, Norah Jones (Ted)
Uma música fofa e quase infantil para um dos filmes mais engraçados e politicamente incorretos dos últimos anos. A voz doce de Norah Jones caminha por uma canção jazzistica. É uma boa música, uma bela lembrança pro filme, mas é complicado que leve, pela concorrência forte que enfrenta.
“Suddenly”, Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Já falei nessa coluna que não gostei de “Os Miseráveis”. Então falarei pouco: só digo que foi gravado ao vivo e que Jackman se esforçou bastante.
“Before my Time”, Scarlett Johansson e Joshua Bell (Chasing Ice)
Grande surpresa, “Chasing Ice” é um documentário que nem foi indicado em sua categoria. E surge com essa bela balada com a voz da (linda) Scarlett Johansson, que há tempo arrisca de cantora, e com o violino de uma estrela da música clássica, o violinista Joshua Bell.
O Oscar acontece no próximo domingo, dia 24. E na próxima terça, falaremos de “Sound City”, o documentário dirigido pelo Dave Grohl aqui na Som de Cinema, a coluna de cinema do TMDQA!
—
Daniel Corrêa edita o site de cinema Ovo de Fantasma e não curte o Oscar.