Os recentes problemas de saúde de Morrissey não têm deixado apenas seus fãs preocupados, seus médicos também estão demonstrando um pouco de aflição. Em entrevista concedida à radio mexicana Reactor 105.7, o cantor declarou que eles o aconselharam a abandonar a música por causa de seu atual quadro clínico:
Fui aconselhado a me aposentar, mas isso é muito difícil já que a música está tão enraizada em mim. Eu tive maus momentos. Tive uma hemorragia interna e fui levado ao hospital porque perdi muito sangue. Durante as cinco semanas seguintes, eles tentaram me curar, mas não deu certo. Nesse tempo, tomei vários remédios intravenosos e cada vez que parecia melhorar, em seguida piorava. Perdi tanto sangue que me tornei anêmico. Ainda estou me tratando e agora estou muito otimista.
O eterno líder do The Smiths também comentou a quantidade de enfermidades que ele tem enfrentado:
É quase absurdo o número de coisas que aconteceram comigo, mas tudo me afetou ao mesmo tempo. A pneumonia dupla, na verdade, foi o resultado de eu ter perdido uma grande quantidade de sangue e isso deixou meu sistema imunológico muito debilitado. Desse modo, eu não poderia me proteger de nada. Até a menor rajada de vento me causaria um terrível resfriado.
Recentemente, o músico foi obrigado a cancelar sua turnê americana inteira por causa das doenças que o tem afetado.