ORIGIN OF SYMMETRY (2001)
“Feeling Good”
Dois anos após Showbiz, é a vez agora do Muse lançar seu segundo álbum. Origin of Symmetry foi muito bem recebido pela crítica, além de atingir ótima colocações nas paradas, rendendo à banda o disco de platina no Reino Unido.
Para a produção do material, os caras decidiram experimentar, usando novos instrumentos como o piano em suas composições. Além disso, Bellamy destacou mais o seu vocal nas faixas, além das constantes trocas de guitarra para atingir diversos efeitos de solo.
Com uma sonoridade bem diferente do seu antecessor, Origin of Symmetry foi considerado um dos 100 maiores álbuns de todos os tempos pela revista Q Magazine.
O disco foi lançado nos Estados Unidos apenas quatro anos depois, devido a problemas que a banda enfrentou com sua antiga gravadora, a Maverick Records, causando a saída deles de lá. O álbum teve quatro singles, sendo o último deles,“Feeling Good”, um de seus maiores destaques. A música, escrita originalmente por Leslie Bricusse e Anthony Newley, é uma regravação utilizada no musical “The Roar of the Greasepaint – The Smell of the Crowd“, de 1965.
Além disso, a versão dos caras foi utilizada sem autorização por uma grande companhia de chocolates em um de seus comerciais e isso lhes rendeu uma indenização de 500 mil libras. O dinheiro foi doado a instituições de caridade.