O fim de uma era está para acontecer. Ok, “era” não, mas há 23 anos, desde que entrou no ar, a MTV foi a grande percursora dos videoclipes no Brasil. Sem internet, sem Youtube e sem grandes interesses de outras emissoras, foi só em 1990 quando o Grupo Abril adquiriu os direitos da MTV Brasil, que pudemos aproveitar um canal de música, e só de música na TV aberta.
Mas isso tudo ai mudar esse ano. Desde 2012 rumores dão como certo o fim da MTV Brasil, e parece que eles estão mais corretos do que nunca. Foi ao ar no último dia 13 a última edição do programa Acesso MTV. Na grade da emissora desde 2009, o fim do Acesso é o primeiro passo para o fechamento total da rede.
Titi Müller, apresentadora do programa desde 2010, que esse ano ganhou a companhia de Juliano Enrico e Pathy DeJesus, usou o twitter para comentar a situação:
Pra quem ainda não entendeu (?): estou saindo da Mtv e a Mtv está saindo dela mesma. Momento historicamente triste pra nossa geração.
— titi müller (@titimuller) June 13, 2013
Você pode assistir a um vídeo do último episódio do programa, onde os apresentadores choram ao anunciar seu fim, clicando aqui.
MTV se tornará canal pago
De acordo com Keila Jimenez, colunista da Folha de S.Paulo, a MTV deixará de ser um canal aberto e se tornará um canal pago. A Viacom, dona da marca, já está em conversas com produtoras independentes, artistas e operadoras de TV pagas, para lançar a emissora em novo formato ainda este ano.
Apesar da MTV negar os rumores, o cancelamento do Acesso mostra que esse deverá ser mesmo o caminho. Ainda de acordo com a coluna, a Viacom deve anunciar no próximo mês a retomada do título, para que em Setembro e Outubro já recomece a emissora com nova programação na TV paga.