Música

Radiohead: criador de capas de disco comenta processo criativo

Stanley Donwood trabalha com o grupo desde 1995.

Stanley Donwood se aproximou do On A Friday através de Thom Yorke quando o conheceu na Universidade de Exeter.

Após alguns anos, quando a banda já se chamava Radiohead, Donwood foi chamado para ser o responsável pela capa do álbum The Bends, de 1995. Desde lá, ele vem elaborando a arte dos discos do Radiohead.

Publicidade
Publicidade

Na última edição da NME, o artista falou sobre o processo criativo para produzir as obras visuais da banda:

THE BENDS

Thom me chamou e perguntou: “você quer fazer a capa do álbum?”. Eu estava tão pobre por não estar trabalhando, após uma série de serviços desastrosos e mal remunerados. 

Eu recebi um manequim de primeiros socorros e o filmei em uma câmera antiga com uma fita nela. Foi tudo meio louco depois do sucesso do álbum, mas eu tive uma filha que ofuscou um pouco isso. Eu tinha 24 anos naquela época e eu era a primeira pessoa que eu conhecia que tinha um filho.

KID A

Eu peguei aquelas telas gigantes do que viria a se tornar Kid A e fui usando facas e palitos para desenhar, tendo aquelas imagens capturadas e, então, usei coisas do Photoshop nas fotografias.

A ideia geral das montanhas era que elas fossem aquelas paisagens do poder, a ideia de torres e pirâmides. Tratava-se de algum tipo de poder cataclísmico existentes na paisagem. Eu estava realmente encantado com aquilo.

THE KING OF LIMBS

Quando Donwood ouviu uma verão prévia do álbum, ele imaginou árvores e, por isso, toda a ideia original do álbum mudou:

Eu nunca havia usado os retratos dos membros da banda no disco. Então eu pensei que podia usá-los em óleo como o estilo realista turvo de Gerhard Richter. O problema era que eu nunca tinha pintado com óleo em tela antes e eu não sou Gerhard Richter. Então
(os primeiros trabalhos) eram apenas uma série de desenhos horríveis.

Sair da versão mobile