Winamp chega ao fim

Um dos softwares de música mais famosos de todos os tempos não será mais desenvolvido.

Winamp chega ao fim

Winamp

Se os arquivos em formato MP3 foram os grandes responsáveis pela democratização da música na Internet e pelo compartilhamento de sons de forma livre, definitivamente um player teve papel fundamental nesse processo: o Winamp.

Lançado em 1997, o software tinha uma interface amigável para que os usuários ouvissem seus arquivos digitais da melhor forma possível, além de permitir a criação de playlists, customização do visual, acesso a rádios online, podcasts e muito mais.

Além de tudo isso, ele ainda tocava uma famosa vinheta ao ser instalado que dizia “Winamp, it really whips the llama’s ass”, ou algo como “Winamp, realmente chicoteia a bunda da lhama”, que tornou-se bordão famoso entre os amantes de música digital.

Só para se ter uma ideia da popularidade do Winamp, entre o seu lançamento em 07 de Junho de 1997 até pouco mais de um ano depois, em Julho de 1998, ele havia sido baixado mais de 3 milhões de vezes em uma época que a Internet ainda engatinhava.

Hoje, porém, recebemos a triste notícia de que a AOL, que comprou a Nullsoft (desenvolvedora do player), decidiu encerrar as atividades da equipe de desenvolvimento do Winamp e a partir do dia 20 de Dezembro ele não será mais atualizado, restando apenas as versões antigas para download em sites de terceiros.

Winamp

O Winamp ainda é muito utilizado mundo afora, e o anúncio criou um certo clima nostálgico de quem passou anos ouvindo música através do simpático programa.

Que a lhama descanse em paz!