Bruno Mars e Rihanna foram os artistas mais pirateados em 2013

Os cantores foram os que mais tiveram os seus recentes materiais baixados ilegalmente na internet.

Bruno Mars Rihanna foram alguns dos artistas com maior destaque no cenário musical em 2013, principalmente quando o assunto é pirataria.

De acordo com pesquisa feita pelo site Musicmetricos dois cantores tiveram mais de cinco milhões de downloads ilegais durante esse ano.

Publicidade
Publicidade

Os últimos lançamentos deles, Unorthodox Jukebox (Bruno Mars) e Unapologetic (Rihanna), ocorreram respectivamente no final de 2012. Os dois materiais bateram Daft Punk Justin Timberlake, que tiveram discos lançados esse ano e que também foram alvos da pirataria.

A pesquisa mostrou também que os 20 artistas mais pirateados em 2013 tiveram um total de 64,5 milhões de downloads ilegais via BitTorrent. O caso mais recente de pirataria foi da cantora Beyoncé, ao lançar esse mês o seu disco homônimo.

O material foi baixado ao todo 240 mil vezes na semana de seu lançamento, gerando um prejuízo de 4 milhões de dólares em suas vendas.

De acordo com chefe executivo da Musicmetric e dono da Semetric, Gregory Mead, enquanto as vendas legais de discos caírem, os downloads ilegais crescerão.

Sair da versão mobile