Inglaterra
Não é segredo que a Inglaterra é responsável por produzir um dos melhores tipos de música de todo o mundo, sendo um país reconhecido por gerar tendências desde sempre. Tudo começou no século XVI, com a música religiosa e celta, e evoluiu para os séculos XVII e XVIII com a ópera barroca e de elite, mas que viria a se popularizar com o tempo.
Nos séculos XIX e XX, o popular era a música da Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, também parte do Reino Unido, com a mistura de temas medievais. Durante os anos 1930 o jazz americano se infiltrou no mercado inglês e forçou a criação de bandas locais a experimentar novos gêneros, estilos e audiências. Mas o mundo nunca mais seria o mesmo quando a Inglaterra despontou com quatro meninos de Liverpool, The Beatles, que apresentaram uma perspectiva completamente nova de música e de entretenimento, e revolucionaram a música mundial para sempre.
Daí para frente, Rolling Stones, Queen, Elton John, George Michael, Blur, Robbie Williams, Oasis, Radiohead, Muse e diversos outros são exemplos de sucessos ingleses que o mundo inteiro conhece. É por isso que a Inglaterra foi um dos maiores desafios dessa lista, mas “with a little help of my amigos” a gente conseguiu listar dois nomes bem interessantes do novo rock inglês. Confira:
Royal Blood
O Royal Blood é um duo inglês formado no ano passado por Mike Kerr nos vocais e baixo e Ben Thatcher na bateria. A dupla faz um som que mistura o garage rock com o blues rock e é frequentemente comparada com nomes como The White Stripes e The Black Keys. Ainda sem disco lançado, os garotos vão abrir os shows do Arcade Fire no Finsbury Park desse ano e já são reconhecidos em diversos meios de comunicação ingleses como uma das grandes promessas da música em 2014.
Conheça-os aqui.
Wolf Alice
Outra novidade inglesa é o Wolf Alice, banda formada em 2010 como um projeto solo da vocalista e guitarrista Ellie Rowsell, mas que, com o tempo, ganhou a presença de Joel Amey, Joff Oddie e Theo Ellis. Em 2012 eles lançaram um EP de nome homônimo com o single “Leaving You”, mas ganharam presença no mercado musical do rock alternativo inglês no ano passado, com o lançamento das músicas “Fluffy” e “Bros”. Comparados a bandas como Hole e The XX, a banda tem uma agenda de shows invejável e coleciona novos fãs no Facebook a cada dia. Seja mais um.