Por William Galvão
Fotos por I Hate Flash / Lollapalooza Brasil
Após o cancelamento do show que aconteceria na última quinta-feira, 3 de Abril, por problemas de garganta do vocalista Matthew Bellamy, os britânicos do Muse encerraram a primeira noite do Lollapalooza Brasil em clima de homenagem. A banda fez questão de tocar “Lithium”, do Nirvana, no dia em que se completaram 20 anos da morte de Kurt Cobain.
Cantado em uníssono pelo público, o tributo mostrou que os fãs de Muse, além de curtirem os ingleses, absorvem suas influências, já que os caras sempre citam o Nirvana como uma delas, e outra questão que marcou a apresentação foi a voz fraca de Bellamy, que precisou de muita ajuda dos fãs para cantar quase todas as músicas. Foi por isso, inclusive, que a banda cancelou a transmissão do show na televisão e na Internet, alegando “problemas de saúde.”
A banda abriu o espetáculo com uma das músicas da fase mais antiga, quando os caras faziam um som mais garagem. “New Born” despertou a atenção dos admiradores de longa data. No público via-se gente de todas as idades, desde quem curte a banda desde o início até os fãs mais novos, inclusive os brasileiros que tiveram o primeiro contato com o Muse após as performances mais recentes do grupo no Brasil.
Na sequência vieram “Agitated”, a música de Kurt Cobain e as explosivas e também mais antigas “Bliss” e “Plug in Baby”. O meio do show ficou meio morno, um pouco pelo cansaço da voz do vocalista e de uma sequência de músicas um tanto quanto paradas vindas do último disco de estúdio, The 2nd Law.
O pique da plateia só voltou com a também lenta, mas queridinha dos fãs, “Madness”.
Conforme a banda tem anunciado, o próximo disco deve seguir a tendência dos primeiros álbuns, sem esse flerte que os caras tiveram com o dubstep, o que ficou claro com esse show e a escolha do setlist, repleto de singles antigos. Entre as mais aplaudidas e cantadas estiveram “Hysteria” e “Time is running out”.
Após os inúmeros pedidos de desculpas de Matthew, a banda fez um bis bem intenso com “Yes please”, “Uprising” e “Knights of Cydonia”. No geral, a banda não decepcionou e fez uma apresentação muito melhor que a de bandas cujos integrantes estavam em perfeita forma.
Setlist
- New Born (com trecho de “Headup” do Deftones)
- Agitated
- Lithium (Nirvana)
- Bliss
- Plug In Baby
- The 2nd Law: Unsustainable
- Butterflies & Hurricanes
- Liquid State
- Madness
- Interlude
- Hysteria
- Starlight
- Time Is Running Out
- Stockholm Syndrome
- Yes Please
- Uprising
- Kights Of Cydonia (com intro de “Man With A Harmonica” de Ennio Morricone)