Música

In-Edit Brasil: confira a programação do festival

Em sua sexta edição no país, o In-Edit Brasil conta com uma programação com 60 filmes de diversos países, entre outras atrações. Confira!

In-Edit Brasil

09 de maio

CineSESC

15h – TEENAGE

(Matt Wolf, Alemanha/EUA, 2013, DCP, 78’)

Este documentário feito só com imagens de arquivo, e alguma reconstituição de época, conta como a ideia de adolescência foi sendo forjada, a partir da Revolução Industrial e, principalmente no século 20, criando os alicerces para a explosão da cultura pop. Baseado no livro homônimo de Jon Savage, o filme é peça chave para entendermos os dias de hoje.

17h – ENZO AVITABILE MUSIC LIFE

(Jonathan Demme, Italia, 2012, DCP, 80’)

O aclamado diretor Jonathan Demme, de “Stop Making Sense” e “O Silêncio dos Inocentes”, retrata o universo musical de Enzo Avitabile, multi-instrumentista italiano, em encontros com grandes nomes da música de várias partes do mundo, como o cubano Eliades Ochoa, o indiano Trilok Gurtu e o mauritano Daby Touré. Um filme sobre a música como utopia.

MIS

15h30 – JINGLE BELL ROCKS!

(Mitchell Kezin, Canadá, 2013, DCP, 94’)

Mitchell Kezin é um cara obcecado por discos de natal. Ele compra absolutamente tudo vê e sua coleção é realmente impressionante. Mas ele não está sozinho neste hobby. Este road movie repleto de bolinhas coloridas, gorrinhos vermelhos e trenós voadores faz uma imersão profunda numa indústria que mexe com o inconsciente de milhões de pessoas.

17h30 – AKA DOC POMUS

(Peter Miller e William Hechter, EUA/Canadá, 2012, Bluray, 99’)

Provavelmente você nunca seu nome, mas com certeza conhece algumas das mais de mil canções que ele compôs. Doc Pomus é o pseudônimo que o cantor de Blues Jerome Felder adotou quando teve que abandonar o palco, vítima de pólio. Sem poder fazer shows, passou a compor intensamente. Suas criações foram gravadas por Elvis Presley, Ben E. King, Ray Charles, Beach Boys, entre outros astros do pop norte-americano.

20h – PULP: A FILM ABOUT LIFE, DEATH, AND SUPERMARKETS

(Florian Habicht, Reino Unido, 2014, DCP, 90’)

Com de 25 anos de atividade e mais de 10 milhões de discos vendidos, a banda britânica Pulp se despede dos palcos com este delicioso documentário. Nas ruas, escolas e supermercados de Sheffield, sua cidade natal, as canções do grupo tocam como se fossem a trilha sonora oficial da comunidade. Fãs clássicos se unem a vovós, crianças, trabalhadores e todo tipo de gente para cantar a obra e celebrar o talento de seus conterrâneos.

Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)

18h30 – MARIO LAGO

(Marco Abujamra e Markão Oliveira, Brasil, 2013, Bluray, 93’)

Mario Lago, muito antes de fazer novelas na TV, já era um dos maiores compositores de sambas da história da música brasileira. Co-autor de clássicos como “Aurora”,”Ai, que saudades da Amélia” e “Atire a primeira pedra”, entre tantos outros, Mario circulava na boemia carioca desde anos 1930. Neste filme, Mario Lago está de volta à cena, para colocar as coisas no lugar.

20h30 – OLHO NU

(Joel Pizzini, Brasil, 2013, Bluray, 101’)

Ney Matogrosso encanta o Brasil e o mundo há mais de quatro décadas. Sua relação hipnótica com a plateia e sua poderosa interpretação musical já são uma marca no imaginário brasileiro. Neste ensaio cinematográfico dirigido por Joel Pizzini, Ney se mostra muito a vontade frente às câmeras. Aos 70 anos, ele revê sua vida e sua carreira e presenteia o espectador com seu arquivo pessoal de mais de 300 horas de imagens gravadas.

Matilha Cultural

18h30 – O RAP PELO RAP

(Pedro Henrique Fávero, Brasil, 2014, Blu-Ray, 73’)

Neste documentário, o diretor Pedro Henrique reuniu 42 personagens – entre MCs, DJs e produtores – para fazer uma radiografia geral e detalhada do gênero no país. Sem papas na língua, eles falam sobre os 8 temas propostos pelo diretor e procuram explicar (ou entender) os significados do Hip Hop no Brasil.

20h30 – TRIUNFO

(Caue Angeli e Hernani Ramos, Brasil, 2014, Bluray, 84’)

Quem já viu Triunfo dançar nunca esquece sua figura e carisma inconfundíveis. O pernambucano Nelson Triunfo chegou a São Paulo em 1977 e foi um dos impulsores do movimento Black no Brasil. Pioneiro do Break Dance, foi inspiração para milhares de jovens que viram no Hip Hop uma forma de transformar suas vidas. Daí o título de Pai do Hip Hop no Brasil,um artista reverenciado por todos.

Cine Olido

17h – CURTAS 1

EU SOU INSANA?

(Jodele Larcher, Brasil, 2014, Bluray, 27’)

Durante a gravação de um especial para a TV, Angela Ro Ro mostra a artista que é: irreverente, desbocada, carismática, polêmica, engraçada.

TONNY CAJAZEIRA – O ASTRO DO MARANHÃO

(Dewis Caldas, Brasil, 2014, Bluray, 19’)

A história de um músico maranhense que acredita cegamente em seu talento.

O INIMIGO – USA TOUR

(Juliano Peleteiro e Juninho Sangiorgio, Brasil, 2013, Bluray, 19’)

Uma revisão em Fast Foward a turnê da banda brasileira O Inimigo pelos Estados Unidos.

19h – GRU-PDX

(Daniel Barosa, Brasil, 2013, Bluray, 108’)

A cidade norte-americana de Portland se transformou em reduto de músicos e abriga bandas como Portugal The Man, Radation City, Wild Ones, Brainstorms, entre outras. E é para lá que a banda paulista Quarto Negro segue para gravar seu novo álbum, estabelecendo laços incomuns entre São Paulo e Portland.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12