04 de maio
CineSESC
19h – SUPERMENSCH: THE LEGEND OF SHEP GORDON
(Mike Myers, EUA, 2014, Bluray, 84’)
Shep Gordon parece ser uma unanimidade: “He is biggest motherfucker in the world”. Quem diz isso são seus melhores amigos: Michael Douglas, Steven Tyler, Alice Cooper, entre tantos que o conheceram e trabalharam com ele. As proezas anedóticas deste manager que circulou tanto na música como no cinema são contadas neste filme dirigido por Mike Myers, o impagável ator de Austin Powers e Wayne’s World.
21h – AMERICAN INTERIOR
(Gruff Rhys, Reino Unido, 2014, Bluray, 97’)
Gruff Rhys, vocalista da banda galesa Super Furry Animals, se inspira na história de John Evans, explorador galês que percorreu a América no século 18, para refazer a trilha de seu conterrâneo, enquanto grava um álbum e um filme nas cidades por onde passa. O resultado é um documentário imaginativo, com paisagens de tirar o fôlego, repleto de histórias interessantes e belas canções.
MIS
16h – Sessão Cinematógrapho: Filme + Performance musical ao vivo
O DIABO ERA MAIS EMBAIXO
(Manu Maltez, Brasil, 2014, Digital, 46’)
Manu Maltez é bem mais que um baixista. Compositor, ilustrador, designer ele agora estreia na direção cinematográfica. Inspirado pelos contos clássicos do Blues, onde o músico vende sua alma para o diabo para tocar melhor que nunca, “O diabo era mais embaixo” chama a atenção por sua incrível originalidade.
Filme exibido sem áudio, com intervenções e trilha sonora executadas ao vivo com: Manu Maltez (baixo e voz), Anderson Quevedo (sax), Antonio Loureiro (bateria), Rafa Barreto (guitarra), Stefano Cortese (piano e sanfona) e o ator Lourenço Mutarelli no papel do diabo.
17h30 – APRENDER A LER PRA ENSINAR MEUS CAMARADAS
(João Guerra, Brasil, 2013, DCP, 84’)
Os angolanos Wyza Kendy e Dodô Miranda embarcam em uma viagem pela Bahia que acaba transcendendo o musical e refazendo um elo perdido de sua ancestralidade. Através de encontros com artistas baianos que preservam as raízes africanas, os dois reconhecem aspectos de sua cultura esquecidos em Angola, mas que permanecem intactos no Brasil.
20h – GRU-PDX
(Daniel Barosa, Brasil, 2013, Digital, 108’)
A cidade norte-americana de Portland se transformou em reduto de músicos e abriga bandas como Portugal The Man, Radation City, Wild Ones, Brainstorms, entre outras. E é para lá que a banda paulista Quarto Negro segue para gravar seu novo álbum, estabelecendo laços incomuns entre São Paulo e Portland.
Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)
16h30 – GOOD OL’ FREDA
(Ryan White, Reino Unido/EUA, 2013, Bluray, 86’)
A história dos Beatles contada por um personagem que ficou oculto em toda a trajetória da banda: a secretária Freda Kelly. Do Cavern Club à dissolução em 1970, ela cuidou de toda a comunicação oficial do grupo, tratou dos assuntos pessoais e presidiu o Fan Club sempre com muita discrição Depois de décadas de silêncio, ela aceitou abrir seu arquivo pessoal, revelando segredos capazes de surpreender o mais fanático dos beatlemaníacos.
18h30 – NARCO CULTURA
(Shaul Schwarz Mexico/EUA, 2012, Bluray, 103’)
De um lado, um policial da Perícia Criminalista de Ciudad Juárez uma das mais violentas do México. De outro, um cantor de Narco Corridos (algo assim como um Proibidão mexicano) morador de El Paso, a cidade com menor taxe de homicídios dos Estados Unidos. Apenas 4 km separam essas cidades de realidades opostas. Música e narcotráfico são seus elos de ligação.
20h30 – TWENTY FEET FROM STARDOM
(Morgan Neville, EUA, 2013, Bluray, 87’)
Elas são donas das vozes mais poderosas e disputadas da música pop, mas você não as conhece. Elas são as backing vocals que acompanham gente como Rolling Stones, Lou Reed, Steve Wonder, Ray Charles, entro outros. A poucos metros do estrelato, essas mulheres brilham no anonimato e nos emocionam com suas histórias. Um tributo comovedor que rendeu ao diretor Morgan Neville o Oscar 2014 do melhor documentário.
Matilha Cultural
16h30 – ÂNCORA DO MARUJO
(Victor Nascimento, Brasil, 2014, DVD, 72’)
O Bar Âncora do Marujo é o último reduto transformista de Salvador. Lá, todos os anos, acontece o concurso Garota Marujo, que escolhe quem se apresentará regularmente na casa durante os 12 meses seguintes. Seu proprietário, Fernando, conta sua história, abre o bar e nos apresenta uma série de personagens, gente em busca de algo que dê um pouco mais de emoção à vida, desde diversão até a aceitação da sua condição sexual ou social.
18h30 – SÃO PAULO EM HI-FI
(Lufe Steffen, Brasil, 2013, Bluray, 100’)
O diretor Lufe Steffen nos convida para um passeio pelos meandros da noite gay paulistana entre o final dos anos 1960 e 1980. Numa época onde tudo tinha que ser feito às escondidas, “São Paulo em Hi-Fi” nos apresenta uma grande lista de casas noturnas, personagens lendários e suas histórias particulares.
Cine Olido
14h – Performance: NELSON TRIUNFO E CONVIDADOS – DO SOUL AO HIP HOP
Nelson Triunfo, DJ e um grupo de dançarinos convidados fazem uma performance coletiva de street dance, Soul e Hip Hop. O público também é chamado a entrar na dança. O evento, no hall da Galeria Olido, é gratuito e acontece uma hora antes da sessão do filme “Triunfo”.
15h – TRIUNFO
(Cauê Angeli e Hernani Ramos, Brasil, 2014, Bluray, 84’)
Quem já viu Triunfo dançar nunca esquece sua figura e carisma inconfundíveis. O pernambucano Nelson Triunfo chegou a São Paulo em 1977 e foi um dos impulsores do movimento Black no Brasil. Pioneiro do Break Dance, foi inspiração para milhares de jovens que viram no Hip Hop uma forma de transformar suas vidas. Daí o título de Pai do Hip Hop no Brasil, um artista reverenciado por todos.
Sessão apresentada pelos diretores Cauê Angeli e Hernani Ramos.
17h – O RAP PELO RAP
(Pedro Henrique Fávero, Brasil, 2014, Bluray, 73’)
Neste documentário, o diretor Pedro Henrique reuniu 42 personagens – entre MCs, DJs e produtores – para fazer uma radiografia geral e detalhada do gênero no país. Sem papas na língua, eles falam sobre os 8 temas propostos pelo diretor e procuram explicar (ou entender) os significados do Hip Hop no Brasil.
Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio Sales Gomes
16h – JINGLE BELL ROCKS!
(Mitchell Kezin, Canadá, 2013, DCP, 94’)
Mitchell Kezin é um cara obcecado por discos de natal. Ele compra absolutamente tudo vê e sua coleção é realmente impressionante. Mas ele não está sozinho neste hobby. Este road movie repleto de bolinhas coloridas, gorrinhos vermelhos e trenós voadores faz uma imersão profunda numa indústria que mexe com o inconsciente de milhões de pessoas.
18h – TEENAGE
(Matt Wolf, Alemanha/EUA, 2013, DCP, 78’)
Este documentário feito só com imagens de arquivo, e alguma reconstituição de época, conta como a ideia de adolescência foi sendo forjada, a partir da Revolução Industrial e, principalmente no século 20, criando os alicerces para a explosão da cultura pop. Baseado no livro homônimo de Jon Savage, o filme é peça chave para entendermos os dias de hoje.
20h – MISTAKEN FOR STRANGERS
(Tom Berninger, EUA, 2013, Bluray, 75’)
Matt Berninger, vocalista da banda The National, convida seu irmão Tom para acompanhá-lo em uma turnê da banda. A ideia era oferecer a ele uma oportunidade de se ocupar e fazer algum dinheiro trabalhando como roadie. Mas o irmão mais novo de Matt, fã de heavy metal e de cinema, tem outros planos para esse “estágio familiar”. Um dos grandes documentários musicais de 2013.
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
15h30 – THE PUNK SINGER
(Sini Anderson, EUA, 2013, Bluray, 81’)
Vencedor do In-Edit Barcelona 2013, o filme conta a vida de Kathleen Hanna, líder das bandas Bikini Kill e Le Tigre. Sem medo da câmera, ela escancara sua vida, os abusos psicológicos que sofreu na infância, sua amizade com Kurt Cobain, sua luta incansável pelos direitos femininos e a doença que a retirou dos palcos. Neste retrato seco de uma das artistas mais influentes da atualidade, a incansável riot girl surpreende mais uma vez.
17h30 – FILMAGE: THE STORY OF DESCENDENTS/ALL
(Deedle LaCour e Matt Riggle, EUA, 2013, Bluray, 90’)
Descendents e All são duas das bandas mais improváveis do movimento Punk. No final dos 1970, quando ser nerd não era algo admirável, quatro moleques de Los Angeles apareceram para mudar o cenário da época. Com suas melodias Pop aceleradas e letras falando sobre café, comer muito e peidar o dia inteiro, eles acabaram transformando-se na máxima referência do Hard Core melódico.
19h30 – JIMI HENDRIX: HEAR MY TRAIN A COMIN’
(Bob Smeaton, EUA, 2013, Bluray, 90’)
Este é o que se considera o “documentário oficial” de Jimi Hendrix. Com apoio da família, que cedeu imagens inéditas e exclusivas, Hear My Train a Comin’ é um olhar mais íntimo – e menos polêmico – sobre o guitarrista mais influente do Rock. Desde seus primeiros acordes à morte prematura e envolta em mistérios, a vida de Hendrix é cheia de lendas, repassadas neste filme rico em detalhes e imagens surpreendentes.