Música

In-Edit Brasil: confira a programação do festival

Em sua sexta edição no país, o In-Edit Brasil conta com uma programação com 60 filmes de diversos países, entre outras atrações. Confira!

In-Edit Brasil

06 de maio

CineSESC

19h – DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO

(Pedro Asbeg, Brasil, 2014, DCP, 90’)

1982 foi um ano de mudanças no Brasil. Eleições diretas para governador voltaram a acontecer depois de muitos anos. Uma horda de grupos de Rock saiu das garagens para arranhar os acordes de uma MPB que já andava meio cansada. E um grupo de jogadores ousou chacoalhar as estruturas arcaicas do futebol, instaurando a Democracia Corintiana. Com Sócrates, Casagrande e Vladimir à frente, o maior clube paulista viveu uma fase em que todo jogador tinha voz – e virou emblema de uma época.

Menção honrosa no Festival É Tudo Verdade 2014.

Sessão apresentada pelo diretor Pedro Asbeg.

21h – CAUBY: COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

(Nelson Hoineff, Brasil, 2013, DCP, 90’)

Hoje, com 80 anos feitos, Cauby Peixoto repassa sua vida e sua obra com sabedoria adquirida com o tempo e nos convida a passear por décadas passadas, por uma música que se foi, de um país que não existe mais. Mas o tempo não para, e Cauby continua na ativa para deleite de uma legião renitente de fãs.

Sessão apresentada pelo diretor Nelson Hoineff e pelo editor Rodrigo Pastori.

MIS

15h30 – GUITARRA BAIANA: A VOZ DO CARNAVAL

(Daniel Talento, Brasil, 2014, Bluray, 65’)

Conta-se que no início dos anos 1940 a dupla Dodô & Osmar, ambos de Salvador, tiveram a ideia de construir um novo instrumento depois de assistir uma apresentação do músico Benedito Chaves com seu “violão elétrico”. Com um captador acoplado à caixa acústica e ligado a um amplificador, daria grande sonoridade durante o carnaval. Assim surgiu a guitarra baiana, para muitos a primeira guitarra elétrica do mundo.

17h30 – DAMAS DO SAMBA

(Susanna Lira, Brasil, 2013, DCP, 75’)

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação. Hoje não é diferente. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, intérpretes e operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura.

20h – A LINHA FRIA DO HORIZONTE

(Luciano Coelho, Brasil, 2013, DCP, 97’)

Não é de hoje que existe uma forte conexão entre os nossos gaúchos, os uruguaios e os argentinos. O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, refletem sobre as questões da identidade local permeadas pelo frio, pela carne em brasa e pelo mate.

Após a sessão, o diretor Luciano Coelho e o músico Daniel Drexler, personagem do filme, falam com o público.

Em seguida, pocket show com Daniel Drexler e violão.

Cinemateca Brasileira (Sala Petrobras)

18h30 – TCHOPITOULAS, NEW ORLEANS

(Bill Ross IV e Turner Ross, EUA, 2012, Bluray, 80’)

Este premiado documentário acompanha 3 jovens irmãos em uma jornada por New Orleans. Sutil e envolvente, o filme faz um rasante noturno sobre a cidade da música, apresentando um elenco de dançarinas, músicos, traficantes e boêmios que só New Orleans poderia oferecer. Nove meses de filmagem foram editados para nos fazer crer que tudo se passou em apenas uma noite.

20h30 – AMERICAN INTERIOR

(Gruff Rhys, Reino Unido, 2014, Bluray, 97’)

Gruff Rhys, vocalista da banda galesa Super Furry Animals, se inspira na história de John Evans, explorador galês que percorreu a América no século 18, para refazer a trilha de seu conterrâneo, enquanto grava um álbum e um filme nas cidades por onde passa. O resultado é um documentário imaginativo, com paisagens de tirar o fôlego, repleto de histórias interessantes e belas canções.

Matilha Cultural

18h30 – A BRIGA DO CACHORRO COM A ONÇA

(Hidalgo Romero e Alice Villela, Brasil, 2013, Bluray, 58’)

“A Briga Do Cachorro Com A Onça” é um tema popular tocado em diferentes versões por bandas de Pífano de todo o país. O filme traz uma versão cinematográfica da lenda e presta homenagem a milhões de nordestinos que tiveram de fugir da seca entre 1950 e 1980. 

20h30 – APRENDER A LER PRA ENSINAR MEUS CAMARADAS

(João Guerra, Brasil, 2013, Bluray, 84’)

Os angolanos Wyza Kendy e Dodô Miranda embarcam em uma viagem pela Bahia que acaba transcendendo o musical e refazendo um elo perdido de sua ancestralidade. Através de encontros com artistas baianos que preservam as raízes africanas, os dois reconhecem aspectos de sua cultura esquecidos em Angola, mas que permanecem intactos no Brasil.

Cine Olido

 19h – PEACHES DOES HERSELF

(Peaches, Alemanha, 2012, Bluray, 80’)

Este filme não é exatamente um documentário, mas nem por isso deixa de contar a história da rainha do Electro Clash, Peaches. A canadense radicada em Berlim criou um espetáculo teatral para contar sua vida e repensar suas relações familiares, musicais, amorosas e sexuais. Sem concessões, as cenas têm altas doses de erotismo, exibicionismo e provocação. Vida, obra, palco e tela se confundem. Um filme de impacto, feito para a tela grande.

17h – AS THE PALACES BURN

(Don Argott, EUA, 2014, Bluray, 121’)

Tudo ia bem na turnê europeia da banda de metal Lamb of God, até que o vocalista Randy Blythe é preso em Praga, acusado da morte de um fã. O episódio dá início a uma odisseia que coloca em xeque o futuro da banda e faz deste documentário um dos mais interessantes da safra recente.

Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emilio Sales Gomes

18h – ENZO AVITABILE MUSIC LIFE

(Jonathan Demme, Italia, 2012, DCP, 80’)

O aclamado diretor Jonathan Demme, de “Stop Making Sense” e “O Silêncio dos Inocentes”, retrata o universo musical de Enzo Avitabile, multi-instrumentista italiano, em encontros com grandes nomes da música de várias partes do mundo, como o cubano Eliades Ochoa, o indiano Trilok Gurtu e o mauritano Daby Touré. Um filme sobre a música como utopia.

20h – HARRY DEAN STANTON: PARTLY FICTION

(Sophie Huber, Suíça, 2012, DCP, 77’)

O impenetrável Harry Dean Stanton, ator de “Paris, Texas” e “Alien”, entre outros, canta suas melodias favoritas, tecendo ligações entre essas canções e os altos e baixos de sua vida pessoal e artística. Entrevistado por David Lynch, lembrado por Win Wenders, Sam Shepard, Kris Kristofferson, o ator se mostra por inteiro. Um dos documentários mais sensíveis dos últimos anos.

Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto

17h30 – GOOD OL’ FREDA

(Ryan White, Reino Unido/EUA, 2013, Bluray, 86’)

A história dos Beatles contada por um personagem que ficou oculto em toda a trajetória da banda: a secretária Freda Kelly. Do Cavern Club à dissolução em 1970, ela cuidou de toda a comunicação oficial do grupo, tratou dos assuntos pessoais e presidiu o Fan Club sempre com muita discrição Depois de décadas de silêncio, ela aceitou abrir seu arquivo pessoal, revelando segredos capazes de surpreender o mais fanático dos beatlemaníacos.

19h30 – Mostra Frank Scheffer

O diretor holandês apresenta uma ampla retrospectiva de seus trabalhos no 6º In-Edit Brasil.

CONDUCTING MAHLER

(Frank Scheffer, Holanda, 1995, Bluray, 75’)

Filme dividido em duas partes. Na primeira, trechos de diversas sinfonias de Mahler se sobrepõem ao pensamento de regentes como Claudio Abbado, Riccardo Muti e Simon Rattle. Na segunda parte, o diretor faz um mergulho profundo na 9ª Sinfonia, uma das principais peças do compositor austríaco e de todo o repertório sinfônico.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12