Enquanto não lança seu novo disco, o Metallica participou do décimo aniversário do evento beneficente MusiCares MAP e, na oportunidade, fez versões acústicas de “In My Life”, clássico do The Beatles; “Diary of a Madman”, do Ozzy Osbourne; “I Just Want To Celebrate”, do Rare Earth e “When A Blind Man Cries”, do Deep Purple. Os vídeos das apresentações podem ser visualizados ao fim desta publicação.
Recentemente, o baterista Lars Ulrich deu uma entrevista ao jornalista Zane Lowe, da BBC Radio 1, sobre o sucessor de Death Magnetic, último disco da banda, lançado em 2008. Quando perguntado sobre o processo de composição, ele diz:
Estamos fazendo o melhor que podemos. Quer dizer, o que é que você quer que eu diga?! Estamos lá escrevendo quando não estamos de boa ou fazendo os shows da turnê ‘By Request’ na América Latina ou na Europa. Não tenham medo, a coisa está de fato andando. Eu falei da Antártica antes… bem, eu me referi à porção glacial. A coisa se move como uma geleira, mas se move mesmo, eu posso atestar isso, porque eu me vejo ali em cima ocasionalmente.