Argélia
A música argelina possui uma rica diversidade de gêneros e varia desde a música popular (Shaabi), à música árabe clássica, passando pelos estilos herdados de Al-Andalus (um estado islâmico medieval que ocupou, em seu pico, territórios que hoje são Espanha, Portugal e parte do sul da França), ritmos norte-africanos, entre outros.
Assim como acontece em outros países, o governo apenas oferece suporte ao estilo musical mais tradicional. No caso da Argélia, esse é o Raï, então o rock fica meio de lado na história e as bandas têm que correr atrás sozinhas dos rolês, dos equipamentos e de outras coisitas mais, como esse texto do Huffington Post esclarece. Abaixo, algumas das nossas descobertas nesse território.
AFROCKAINE
A Afrockaine é uma banda de rock / hard rock formada em 2009 na Argélia por YoY (vocais e guitarra), Sid (guitarra), Kadir (bateria), Back-Bear (baixo), Hakim (guitarra) e Lamine (percussão e backing vocal). A banda está trabalhando em shows e singles de seu primeiro disco, Nomad, de 2012 e promete novidades ainda para esse ano. Dá uma olhada na fã-page dos moços e nos vídeos abaixo para saber mais.
SOUAD MASSI
Souad Massi é uma cantora, compositora e guitarrista. Nascida numa família pobre e de sete irmãos, a garota foi incentivada por um deles a estudar música e a tocar guitarra. Depois de muito tempo tocando em uma banda que se assemelhava às canções do U2 e do Led Zeppelin, a cantora iniciou sua carreira solo depois de tocar num festival em Paris. Em 2001, lançou seu primeiro álbum solo, Raoui, e de lá para cá outros 4 discos contam sua história.
Conheça-a aqui.