Bélgica
Com muita influência da comunidade franco-alemã, os belgas conseguem fazer de sua música uma mistura dos estilos mais populares nos países do entorno, e se destacam no jazz, no chanson e no hip-hop. No rock, sob forte influência da Inglaterra e a partir dos anos 60, os belgas trouxeram ao mundo uma série de bandas que vale a pena conhecer. Algumas delas estão abaixo.
SELAH SUE
Nascida em Leuven, Selah Sue começou a tocar violão aos 15 anos, mesmo período em que começou a escrever suas próprias músicas. Aos 17, sua voz chamou a atenção de um produtor, que a ofereceu um contrato, com a condição de que ela cantasse músicas de outros compositores. Ela recusou, pois para ela só fazia sentido cantar as próprias canções.
Sua voz apenas começou a ganhar o mundo em 2009, no auge de seus 20 anos, com o lançamento de seu primeiro EP Black Part Love, que seguido de Raggamuffin de 2010 faria a moça ter repertório suficiente para o lançamento de um álbum cheio, que chegou, com nome homônimo, em 2011.
Atualmente em turnê europeia e atualizando seu Facebook com bastidores da gravação do novo disco, a cantora coleciona reconhecimentos por sua voz única no R&B e por suas performances, sempre especiais.
dEUS
Trabalhando desde 1991 juntos, a banda belga dEUS é formada atualmente por Tom Barman (vocal e guitarra), Klaas Janzoons (violino e teclado), Stéphane Misseguers (bateria e vocal), Mauro Pawlowski (guitarra e vocal) e Alan Gevaert (baixo e vocal).
O som dos caras é o rock alternativo com influências do punk e do jazz, e eles estão trabalhando na turnê do último disco Following Sea, lançado em 2012. Conheça melhor seu trabalho aqui.