Rússia
Com influências que vão da música clássica na Igreja Ortodoxa Russa à cultura pop, a música russa carrega uma herança soviética e clássica que se estende em diversas variações. Algumas delas são bem representadas no meio das bandas abaixo.
PUSSY RIOT
Desde 2012 você vê aqui no TMDQA! uma série de posts a respeito de uma banda de garotas russas, a Pussy Riot. Iniciada como forma de protesto contra o governo de Vladmir Putin, o grupo de punk rock defendeu diversas causas políticas e feministas na Rússia, até o escândalo que culminou na prisão de Yekaterina Samutsevich, Maria Alekhina e Nadezhda Tolokonnikova, acusadas de vandalismo e ódio religioso.
Muitas reviravoltas depois, a banda acabou, mas os princípios de luta permanecem. O que permanece também é a música feita pelas garotas, afinal, “quem canta seus males espanta”, não é mesmo?
MOTORAMA
Muito diferentes das meninas do Pussy Riot, o pessoal do Motorama não está aí para protestar não. A não ser que seja a respeito do vento e do frio russos! Formada em 2005 por Vladislav Parshin no vocal, Maksim Polivanov na guitarra, Airin Marchenko no baixo, Norets Alexander no teclado e Belenkiy Romano na bateria, o Motorama é uma das mais aclamadas bandas de indie rock russa, com seis discos lançados.
Fortemente influenciados pelo pop gótico dos anos 80, o som deles pode ser caracterizado como uma mistura de pós-punk e new wave, e suas músicas falam sobre a natureza e de seu respeito pelos animais, entre outros temas. Conheça-os aqui.