A 18ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Pauo acontece entre os dias 5 e 10 de Agosto. Ao todo, serão 30 títulos, entre documentários e ficcionais, exibidos em cinco lugares: no Centro da Cultura Judaica, no Cinesesc, no Cinemark Patio Higienópolis e no Hebraica. Esse ano a música foi incluída na mostra no especial “Com um toque de Música”.
Serão exibidos filmes produzidos em Israel, França, Canadá, Brasil, Polônia, Bélgica e Macedônia. O grande destaque é o documentário inédito “Amy Winehouse – O dia em que ela veio a Dingle” (Amy Winehouse – The Day She Came to Dingle), dirigido por Maurice Linnane em 2012. O filme é sobre a passagem da cantora pela cidade irlandesa.
Outra que merece destaque é a série “American Masters”, que conta com filmes sobre artistas da música. Um deles é “American Masters – Lou Reed: Coração Rock ‘N’ Roll”, primeiro trabalho de Timothy Greenfield-Sanders. O filme é de 1998, mas ainda é atual. Ele retrata o artista, que faleceu no ano passado, e revela seu passado e evolução nas últimas décadas através de entrevistas feitas por amigos, músicos e críticos.
Bob Dylan também tem espaço na série com “American Masters – Bob Dylan: Sem Direção Para Casa”, dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese. A mostra incluirá outras obras como “Os Verdadeiros Bastardos Inglórios”, do canadense Min Sook Lee, “Método para a Loucura de Jerry Lewis”, de Gregg Barson e o brasileiro “Outro Sertão” de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela.
A programação completa pode ser conferida aqui.