Música

Letra de Bob Dylan torna-se música com Jim James, Marcus Mumford e Elvis Costello

Projeto tira letras perdidas de Bob Dylan do papel e reúne discípulos musicais como Marcus Mumford, Elvis Costello e Jim James. Ouça!

Marcus Mumford (Mumford & Sons), Elvis Costello, Jim James (My Morning Jacket), T-Bone Burnett, Rhiannon Giddens (Carolina Chocolate Drops) e Taylor Goldsmith (Dawes). O que estes seis nomes têm em comum?

Eles são o time responsável por assumir e dar corpo a letras sem melodia de Bob Dylan no projeto Lost On The River: The New Basement Tapes.

Publicidade
Publicidade

O álbum é uma coleção de letras do mestre folk escritas em 1967 que ficaram sem música e fora do The Basement Tapes original, a compilação de achados e perdidos gravada por Dylan & The Band na mesma época das letras encontradas, lançada só em 1975.

O produtor T-Bone Burnett escolheu a dedo o grupo de músicos por suas habilidades de composição de músicas e espírito de liderança. Na voz de Jim James e com participação de Elvis Costello e Marcus Mumford, já dá pra ouvir a primeira faixa do projeto, “Nothing to It”:


A música foi gravada ao vivo em um estúdio localizado, apropriadamente, em um porão da Capitol Records Building, em Los Angeles. Taylor Goldsmith e Rhiannon Giddens também aparecem na faixa.

“O que aconteceu durante essas duas semanas foi incrível para todos nós”, disse Burnett em comunicado. “Houve um profundo poço de generosidade e apoio no estúdio em todos os tempos, o que refletia a enorme confiança e generosidade demonstrada por Bob em compartilhar essas letras com a gente em primeiro lugar.”

No resto do álbum, cada um dos músicos toma um rumo cantando e trocando de instrumentos, gravando cada uma das músicas ao vivo, ao longo de duas semanas. Costello teve que perder uma sessão, e o ator Johnny Depp preencheu seu papel na gravação da faixa “Kansas City”.

O registro está previsto para 11 de novembro em duas versões: a simples, com 15 faixas, e deluxe, com 20. A edição digital está disponível para pré-venda no iTunes e na Amazon. A pré-venda inclui “Nothing to It” como faixa de gratificação instantânea, e contará com mais quatro músicas antes da data de lançamento.

Além do disco, o produtor de vídeos Sam Jones documentou as sessões para o especial Lost Songs: The Basement Tapes Continued, que passará na rede de canais Showtime dia 21 de novembro.

Confere a tracklist da versão deluxe de Lost On The River:

1. Down on the Bottom
2. Married to My Hack
3. Kansas City
4. Spanish Mary
5. Liberty Street
6. Nothing to It
7. Golden Tom – Silver Judas
8. When I Get My Hands on You
9. Duncan and Jimmy
10. Florida Key
11. Hidee Hidee Ho #11
12. Lost On The River #12
13. Stranger
14. Card Shark
15. Quick Like A Flash
16. Hidee Hidee Ho #16
17. Diamond Ring
18. The Whistle Is Blowing
19. Six Months in Kansas City (Liberty Street)
20. Lost on the River #20

Sair da versão mobile