Um mural feito em homenagem ao Nirvana foi inaugurado semana passada na cidade de Aberdeen, nos Estados Unidos . Na história recente, Aberdeen tornou-se conhecida como o “Berço do Grunge” e além de ser a cidade natal do principal integrante da banda homenageada, Kurt Cobain, abrigou também o baixista Krist Novoselic a partir de seus 14 anos.
Não é de hoje que inúmeras homenagens ao Nirvana são feitas no local. Uma placa de boas-vindas para os visitantes na entrada de Aberdeen diz “Come As You Are”, como um tributo à banda e várias outras localidades são visitadas por fãs da banda que prestam homenagens ou tentam se aproximar um pouco mais do passado de seus ídolos.
A organização sem fins lucrativos Our Aberdeen sugeriu a um artista local, Erik Sandgren, que ele elaborasse um mural que seria exposto no centro da cidade, descrevendo a história de Aberdeen ou do Nirvana – claramente, ele preferiu a segunda opção.
O artista responsável pela intervenção artística declarou: “(O mural) realmente tinha que ser sobre o Nirvana como um grupo – sobre o milagre de sua música como uma confluência de muitas pessoas, vertentes e influências.” O mural em questão retrata a importância da banda na história do grunge e principalmente na história da cidade de Aberdeen ilustrando o que influenciou o Nirvana, assim como suas influências na cultura popular.
“O mural não é uma apologia, não é uma “fan-art”, não é um culto a um herói, não é Seattle, não se trata de Kurt Cobain sozinho, embora eu reconheça sua trajetória. O mural comemora Nirvana como um grupo e principalmente referencia o ponto onde tudo começou,” explicou Erik Sandgren.
Uma celebração de inauguração vai ocorrer na cidade no dia 20 de Setembro e o ex-baixista do Nirvana, Krist Novoselic estará presente e fará um discurso.
(Clique aqui para ver a imagem completa do mural)