Iggy Pop: "se eu dependesse da venda de discos, estaria servindo mesas de bar"

Artista abordou diversos temas envolvendo a indústria fonográfica e os dias atuais em palestra na Inglaterra. Confira o que rolou!

O lendário Iggy Pop ministrou, recentemente, uma palestra no Radio Festival, em Salford, na Inglaterra. Com um tema que envolvia a música gratuita na sociedade contemporânea, o cantor falou sobre pirataria, downloads ilegais e opinou sobre as punições exercidas aos que infringem as leis da indústria fonográfica.

“Há uma atmosfera geral de ressentimento, pressão, uma estranha guerra eterna e eu acho que punir um universitário porque ele ou ela compartilhou um arquivo é como mandar um homem para a prisão na Austrália, há 200 anos, por ele ter matado um coelho do rei,” disparou.

Publicidade
Publicidade

Em dado momento, Iggy Pop chegou a afirmar que, se dependesse do ganho relativo às vendas de discos, “estaria servindo mesas de bares” e que há outros modos para artistas faturarem, como vender seguro de carros, em referência ao comercial que ele mesmo gravou para a seguradora Swiftcover.

Ainda no bate papo, Pop comentou sobre a estratégia do U2 de disponibilizar seu novo álbum na íntegra via iTunes. “Parte do processo, quando você compra algo de um artista, é um tipo de unção, você está dando amor para as pessoas. É escolha sua dar ou não,” opina o músico, que ainda chamou a gigante Apple de “nerds poderosos” e julgou louvável a atitude de Thom Yorke de lançar seu álbum, Tomorrow’s Modern Boxes, através de torrent, famoso sistema de downloads ilegais de conteúdo na internet que agora tenta se “profissionalizar”.

Sair da versão mobile