Marilyn Manson diz ter inventado o termo "grunge"

Músico era jornalista e diz ter citado palavra em resenha de disco do Nirvana.

Marilyn Manson revela capa e setlist de seu novo álbum

No início dos Anos 90 o mundo do rock’n’roll foi invadido por diversas bandas de rock alternativo que misturavam suas influências do punk, hardcore, rock e metal em canções que normalmente traziam temas tristes e pesados em suas letras.

Propagado principalmente pela explosão de bandas de Seattle, o grunge é tido como um dos grandes responsáveis pelo fim de uma era em que o rock era representado através de bandas de glam ou gêneros similares e dali saíram nomes lendários como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden.

Publicidade
Publicidade

Em entrevista para a Noisey, Marilyn Manson, nome que parece improvável quando o assunto é grunge, disse não apenas estar envolvido com o movimento como ter inventado o termo:

Eu odiava o rock’n’roll quando comecei. Estava à beira do grunge e várias das bandas que eu costumava chamar de “rock comum”, porque todo mundo queria ser como o homem comum, de flanela, como o Pearl Jam e sua luta contra o Ticketmaster e toda aquela merda.

O Nirvana era diferente. Essa foi uma das primeiras bandas que cobri como jornalista e vou dizer que eu criei o termo “grunge” em uma resenha do disco Bleach. De nada.

Você pode ler a entrevista na íntegra, onde Manson fala sobre seus fãs, carreira e diversos assuntos pessoais, clicando aqui.

“Grunge”

Apesar de Manson dizer que inventou o termo, ele já havia sido utilizado em 1981 por Mark Arm (Mudhoney) para divulgar um projeto seu, o Mr. Epp & The Calculations.

No zine Desperate Times, ele mandou uma carta falsa dizendo que odiava a banda e que ela era “Barulho puro! Grunge puro!”

A palavra “grunge”, em Inglês, tem a ver com “sujeira”. Bleach, disco do Nirvana resenhado por Manson, saiu em 1989.

The Pale Emperor

Em Janeiro o músico está lançando seu novo disco de estúdio, The Pale Emperor, e você pode ouvir o álbum na íntegra logo abaixo.

Sair da versão mobile