Lançamentos

Resenha: Foo Fighters em Porto Alegre

Banda passou por toda sua carreira, fez covers e foi para o meio da plateia em show de quase três horas.

Foo Fighters em Porto Alegre - 2015
Foo Fighters em Porto Alegre - 2015

Fotos: Doni Maciel

Democrático. Essa é uma das palavras que podem ser usadas para descrever o show do Foo Fighters em Porto Alegre que aconteceu na noite de Quarta-feira, dia 21/01/2015, no estacionamento da FIERGS.

Desde o setlist, que teve faixas de todos os álbuns da banda, até a proximidade do grupo com a plateia, Dave Grohl e sua trupe trataram de agradar todos os tipos de fãs, que são muitos.

Abrindo os trabalhos com “Something From Nothing”, do recém lançado Sonic Highways, a banda foi esquentando os motores para logo avisar que faria um show de três horas.

Uma sequência de hits, como é o show todo, veio na forma de “The Pretender”, “Learn To Fly”, “Breakout” e “Arlandria”, antes de Grohl dizer que a banda tem 20 anos e que eles tentariam resumir essas duas décadas ali no palco. Em tom de brincadeira, o fundador do grupo disse que seriam tocadas canções do primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo e nono álbum. “Brincadeira, nós não temos nove álbuns.”

foo-fighters-pretender-poa

Em “The Pretender”, o flash mob organizado pelos fãs deu um efeito muito bonito à performance, com pedaços de papel vermelho sendo arremessados ao ar para imitar uma das cenas do clipe oficial.

Foo Fighters em Porto Alegre - 2015
Foo Fighters em Porto Alegre – 2015

Depois de “Generator” veio “My Hero”, cantada a plenos pulmões pelos 37 mil presentes e um dos tantos momentos altos do show.

Ao entoar “Congregation”, o vocalista disse que a canção foi gravada em Nashville como parte do projeto Sonic Highways, e a banda brincou, tocando 30 segundos de uma jam country.

“Walk” foi celebrada por todos os presentes e depois dela veio a apresentação dos integrantes na forma de solos e covers, como a inesperada versão para “Daft Punk Is Playing At My House”, do LCD Soundsytem e uma homenagem a “Another One Bites The Dust”, do Queen.

Ao apresentar Pat Smear, Grohl e Taylor Hawkins chegaram a puxar um hardcore na guitarra e na bateria, mas o ex Germs fez sinal de que não queria mostrar seus acordes.

Veio então “Cold Day In The Sun”, com Hawkins nos vocais, “In The Clear”, “I’ll Stick Around” e “Monkey Wrench”, antes da banda dar um tempo e deixar Dave Grohl apenas com o violão.

Foo Fighters em Porto Alegre - 2015
Foo Fighters em Porto Alegre – 2015

Democraticamente, ele foi até o final de uma passarela que ligava o palco ao público, e tocou canções acústicas para parte da plateia que, segundo ele mesmo, havia visto o show de longe até então.

“Skin And Bones”, “Wheels” e a introdução de “Times Like These” vieram nesse formato até que a banda embarcou nas covers que tem feito durante a turnê.

Para isso, um palco giratório surgiu no meio da passarela e a banda se agrupou como se fosse uma atração iniciante, ensaiando na garagem de casa, dando um clima intimista muita bacana ao show.

Com uma bandeira do Brasil e depois uma do estado do Rio Grande do Sul, o grupo tocou “Detroit Rock City” (KISS), “Miss You” (The Rolling Stones), “Tie Your Mother Down” (Queen) com Dave Grohl na bateria e “Under Pressure”, também do Queen.

Vale ressaltar que a cada uma das covers, o palco girava e estacionava de frente para um lado diferente da plateia, permitindo que todos os fãs estivessem com a banda de perto e de frente por pelo menos alguns momentos do show.

foo-fighters-rs

Foto por Filipe Lazaro

A sequência final veio com “All My Life”, “These Days”, “Rope”, “Outside”, “Best Of You” e a matadora “Everlong”.

O Foo Fighters ainda fará três shows no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e mostrou que está em ótima forma para celebrar a heterogênea base de fãs dos mais variados gostos, em apresentações que se colocam no meio do público.

20 anos depois, a banda mostrou que ainda gosta muito do que faz, e que sentar em cima do sucesso para shows burocráticos não é com eles.

Setlist

  1. Something From Nothing
  2. The Pretender
  3. Learn To Fly
  4. Breakout
  5. Arlandria
  6. Generator
  7. My Hero
  8. Congregation
  9. Walk
  10. Cold Day In The Sun (trechos de LCD Soundystem e Queen)
  11. In The Clear
  12. I’ll Stick Around
  13. Monkey Wrench
  14. Skin And Bones
  15. Wheels
  16. Times Like These
  17. Detroit Rock City (KISS)
  18. Miss You (The Rolling Stones)
  19. Tie Your Mother Down (Queen)
  20. Under Pressure (Queen)
  21. All My Life
  22. These Days
  23. Rope
  24. Outside
  25. Best Of You
  26. Everlong

Foo Fighters em Porto Alegre.

Um vídeo publicado por Tenho Mais Discos Que Amigos! (@tmdqa) em