Ty Segall
Live In San Francisco
Ty Segall é um músico de San Francisco que lançou em 2014 um dos melhores discos do ano, Manipulator.
O cara resolveu registrar um show em sua cidade e lançar a gravação através de um álbum que mostra seu rock psicodélico elogiado mundo afora.
Data de lançamento: 03 de Fevereiro
Gravadora: Castleface
Drake
If You’re Reading This It’s Too Late
Com 17 faixas, mais de uma hora de duração e apoio de ninguém menos que Madonna na divulgação, o rapper Drake surgiu na quinta-feira, 12 de Fevereiro, com um álbum em forma de mixtape, If You’re Reading This It’s Too Late, sem aviso prévio de lançamento, seguindo os mesmos passos de Beyoncé quando a mesma lançou seu álbum homônimo no final de 2013 sem antes comunicar.
Com participações de Lil Wayne, Travi$ Scott e PartyNextDoo, o disco conta com 16 produtores e é o primeiro material apresentado pelo rapper desde três canções lançadas em Outubro do ano passado e o primeiro disco cheio desde Nothing Was the Same, um dos discos mais falados de 2013. Para este ano, é esperado ainda mais um disco de Drake, oficialmente o quarto álbum de estúdio da sua carreira, intitulado Views From The 6.
O disco está disponível para audição neste link.
Data de lançamento: 12 de Fevereiro
Gravadora: Cash Money Records
Martin Mendonça
Quando Um Não Quer
O guitarrista baiano Martin Mendonça tem como destaque em seu currículo os projetos Agridoce e Pitty, mas também assinou passagens por bandas como Cascadura, Malefactor, Chá de Bebê (com Chuck Hipolitho e integrantes da Vivendo do Ócio) e o duo Martin e Eduardo. Em 2015, o músico aumenta o número de projetos, mas, desta vez, saindo em carreira solo.
Sua estreia solo acontece no dia 24 de Fevereiro, através da Deck (gravadora que conta também com Pitty e Agridoce no elenco), com o álbum Quando Um Não Quer, cujas faixas “Plano Sequência”, “Coisas Boas” e “Mesmo” já foram divulgadas.
O trabalho traz “um monte de gente legal”, como colaborações de Pitty, Fábio Cascadura e o cantor pernambucano Lira, e foi “gravado em estúdios incríveis e corajosos”, conforme contou o próprio músico.
Data de lançamento: 24 de Fevereiro
Gravadora: Deck
Petit Mort
Bite The Hook
A Petit Mort é uma banda tão brasileira de coração, que poderíamos facilmente colocar o lançamento como um dos destaques nacionais do mês. Entretanto, o carismático trio que faz uma poderosa mistura de sludge, heavy metal, hard rock e grunge com letras cantadas em inglês pela também guitarrista Michelle Mendez (conhecida como Michu), nasceu na Argentina há oito anos e foi lá onde gravou seu novo disco de estúdio, Bite The Hook, em Janeiro de 2014 com o atual baterista da banda, Andres Beaudoux, no estúdio Cuervo Cueva.
O disco é composto por 10 faixas de autoria de Michu e o trabalho foi todo mixado e masterizado na Alemanha, no Benthus Musikproduktion Studio, Sebastian Benthin.
Bite The Hook parece uma jam descontraída e é mais um trabalho criativo do trio que, além de Michu no vocal e guitarra, também conta com Juan Recio no baixo e Andres Beudoux na bateria. Um álbum cheio de riffs cremosos, com drive e pesados, linhas de baixo fortes e com slaps, pedais duplos e quebradas de bateria, tempos e ritmos imprevisíveis. Mais uma mistura de acerto na discografia dos argentino-brasileiros.
O novo registro do Petit Mort é o sucessor do o EP Du Bist, de 2012. Além deste, a banda possui dois EPs lançados em 2010: um homônimo e Spit In. Todos os registros podem ser conferidos na íntegra aqui.
Data de Lançamento: 5 de Fevereiro
Gravadora: Independente
Gang of Four
What Happens Next
Uma das bandas mais influentes do post-punk, a britânica Gang of Four, continua a todo vapor. O grupo, que chegou a ficar 16 anos sem surgir com novo material e quebrou o hiato em 2010 com um EP e no ano seguinte com o disco cheio intitulado Content, volta em 2015 mais instigante do que nunca com seu sucessor.
O grupo, cujo único membro original é Andy Gill, adicionará What Happens Next oficialmente à sua discografia no dia 24 de Fevereiro, lançamento que ocorre via Metropolis Records nos Estados Unidos e via Membran no Reino Unido.
O registro traz participações especiais dos vocalistas Herbert Grönemeyer e Robbie Furze, do guitarrista Hotei e faixas gravadas com os vocais da bela e talentosa Alison Mosshart (integrante do The Kills e The Dead Weather), as já conhecidas “Broken Talk” e “England’s In My Bones”, cujo clipe conta com sua participação e pode ser visto logo abaixo.
Data de Lançamento: 24 de Fevereiro
Gravadora: Metropolis Records/Membran
The Subways
The Subways
Billy Lunn, Charlotte Cooper e Josh Morgan, o trio britânico The Subways, é adepto do ditado “em time que está ganhando, não se mexe” e em seu disco homônimo lançado neste mês, o quarto de sua discografia, continua utilizando a mesma receita dos lançamentos anteriores e faz seu indie rock’n’roll dançante, objetivo e animado, com vocais ora explosivos, ora serenos; riffs e palhetadas de guitarra bem típicos dos utilizados no indie rock. Um ótimo exemplo disso é a faixa 10 do registro, “Black Letter”.
The Subways viu a luz do dia em 6 de Fevereiro e é sucessor do muito bem recebido Money and Celebrity, de 2011.
Data de Lançamento: 9 de Fevereiro
Gravadora: Cooking Vinyl
Screaming Females
Rose Mountain
O ótimo trio Screaming Females, que em 2013 gravou com o Garbage uma versão mais que enérgica e surpreendente do clássico “Because the Night”, celebra seus 10 anos de estrada em 2015 com o lançamento de seu sexto disco de estúdio, Rose Mountain, em mais uma parceria com a Don Giovanni Records.
Esse será o primeiro disco cheio desde que o trio de rock alternativo liderado pela virtuosa guitarrista e vocalista Marissa Paternoster lançou em 2013 o EP Chalk Tape, em parceria com a banda de hardcore Tenement.
Algumas faixas do registro já foram liberadas para audição gratuita. Abaixo, você confere “Empty Head”.
Data de Lançamento: 24 de Fevereiro
Gravadora: Don Giovanni Records
Kate Pierson
Guitars And Microphones
É impossível falar de Kate Pierson e não ligá-la à icônica The B-52’s (banda que ajudou a fundar há quase 40 anos e que influenciou inúmeros nomes que vão desde o pop rock ao post-punk) e relembrar suas colaborações com R.E.M., Iggy Pop e Ramones, apenas para citar algumas.
Neste mês, a sempre ruiva fará sua estreia solo com o álbum Guitars and Microphones. Como se isso já não bastasse para tanto falatório, o disco tem produção assinada por Tim Anderson (Rihanna e Beyoncé), além de colaboração do guitarrista Nick Valensi, do The Strokes, e de uma das queridinhas do momento, Sia, que ajudou a compor as letras e assina a produção executiva do disco.
O trabalho traz 10 faixas inéditas, incluindo o single “Mister Sister”.
Data de Lançamento: 17 de Fevereiro
Gravadora: Lazy Meadow/Kobalt
Blacklisted
When People Grow, People Go
When People Grow, People Go, é o quarto disco de estúdio da banda de hardcore Blacklisted, que gosta de incorporar diferentes elementos em sua sonoridade.
O título sai pela respeitada gravadora Deathwish, lar de nomes respeitadíssimos como Converge e Deafheaven.
Data de lançamento: 10 de Fevereiro
Gravadora: Deathwish