Música

Foo Fighters: todos os próximos discos podem ser conceituais

Taylor Hawkins, baterista da banda, diz que acha difícil os próximos ábuns do Foo Fighters serem gravados "normalmente".

Foo Fighters faz apresentação na despedida de David Letterman

Os dois últimos discos do Foo Fighters têm temas e conceitos envolvidos: enquanto Wasting Light foi gravado de forma analógica, em fita, na garagem da casa de Dave Grohl, o mais recente Sonic Highways faz parte de um projeto ainda mais ambicioso, quando a banda passou por oito cidades dos Estados Unidos, gravou em 8 estúdios diferentes e lançou uma série a respeito na HBO.

Depois de Grohl confirmar a “segunda temporada” de Sonic Highways, agora foi o baterista Taylor Hakwins que falou a respeito do futuro da banda.

De acordo com ele, é muito provável que daqui pra frente todos os discos do Foo Fighters tenham algum tipo de conceito:

Gravar um álbum convencional não é mais o suficiente. Costumava ser um simples processo de escrever um monte de canções, gravá-las e lança-las. Você fazia um álbum e uns três clipes. Se eles fossem bons, a MTV os tocaria, e você venderia alguns discos. Agora, você precisa fazer alguma a mais coisa com isso.

Dave quer que os álbuns tenham algum outro tipo de tema ou experiência ligados a eles. Ele quer que todos os álbuns que façamos a partir de agora tenham algum tipo de conceito em torno deles, sejam esses discos grandiosos como o Sonic Highways’ou simples como “Ei, vamos gravar o ‘Wasting Light’ em uma fita na minha garagem!”

Hawkins ainda diz que para lançar “discos normais”, os integrantes têm seus projetos paralelos, e que o Foo Fighters é “a banda de Dave:”

Tudo começou com ele e uma fita demo, e ele sempre soube qual o melhor caminho a seguir com o Foo Fighters. Eu não vou entrar e ficar tipo, ‘Ei, vamos escrever uma ópera-rock’, porque eu posso fazer esses pequenos e divertidos discos sozinho. Estes são os pequenos e divertidos discos do Dave e somos a sua banda, nós o ajudamos a fazê-los. Mesmo quando eu e Nate saímos para comer um hambúrguer e depois dizemos, “hmm, não tenho muita certeza sobre isso,’” ainda temos que ter fé e continuar tentando.

Enquanto Taylor Hawkins lançou um disco próprio através do Birds of Satan, o baixista Nate Mendel fez o mesmo recentemente, ao lançar seu primeiro álbum solo na forma do projeto Lieutenant.

Fonte: Foo Fighters Brasil