Na última segunda-feira, 13, o serviço de streaming musical Spotify lançou o Musical Map: Cities of the world, uma espécie de “Mapa Musical do Mundo”. O guia é interativo, e o usuário pode clicar em várias cidades do planeta para saber o que tem sido mais tocado por lá.
O mapa apresenta cerca de mil listas de reprodução específicas de cidades. Ele é atualizado automaticamente a cada duas semanas, permitindo que os ouvintes viajem musicalmente pelo mundo e fiquem ligados na cena musical de cada lugar. Cada atualização envolve a análise de quase 20 bilhões de faixas ouvidas no Spotify.
A primeira análise da companhia aponta algumas tendências mundiais. A primeira delas é que o mundo ama o hip hop, pois o gênero foi o que mais apareceu nas listas de reprodução, independentemente da geografia ou da língua. Outra tendência apontada pela pesquisa foi que em todos os gêneros musicais, as cidades tendem a ouvir e consumir artistas locais.
A análise dos artistas mais escutados em oito capitais brasileiras, por exemplo, mostrou bastante ecletismo nos gostos musicais.
Veja abaixo os artistas mais escutados em cada cidade:
São Paulo – Rael
Rio de Janeiro – Mc Nego do Borel
Porto Alegre – Dingo Bells
Belo Horizonte – Mc Delano
Salvador – Estakazero
Belém – Wesley Safadão
Brasília – Um só
Manaus – Alaídenegão
Entre as cidades do mundo, o resultado foi:
Berlin – WestBam, Richard Butler
Londres – David Zowie
Sydney – Golden Features
Nova Iorque – Marc Scibilia
Barcelona – Els Catarres
Abaixo, é possível ver o mapa e checar como funciona: