Durante seu período com o White Stripes, o vocalista e guitarrista Jack White ficou conhecido por promover ações que levaram a banda a diversos cantos “não convencionais” do planeta.
Foi numa viagem dessas em 2005, por exemplo, que ele gravou um show da banda na cidade de Manaus, e tocou na Argentina, na pequena cidade de Puerto Iguazu, que faz fronteira com a brasileira Foz do Iguaçu.
Outra grande aventura do White Stripes impulsionada por Jack aconteceu em 2007, quando a dupla saiu em turnê pelo Canadá com a missão de tocar em todas as 10 províncias do país, ideia que surgiu após o vocalista descobrir que parentes de seu pai haviam morado na província de Nova Scotia.
Além da turnê, surgiu também a iniciativa de registrar toda a aventura e assim nasceu Under Great White Northern Lights, documentário de 2009 que acompanhou a banda durante a excursão e foi tanto lançado em DVD quanto exibido em festivais de cinema pelo mundo e acabou rendendo um disco em CD e vinil.
Um dos pontos altos do filme é a apresentação de uma nota só que a banda fez na província de Newfoundland and Labrador para cumprir a meta de tocar nas 10 unidades que formam o Canadá.
Em uma apresentação gratuita, a banda levou uma multidão até a George Street, na cidade de St. John’s, se preparou e tocou exatamente uma nota em questão de segundos.
Ao contrário do que você pode imaginar, as pessoas que presenciaram o momento não ficaram nem um pouco irritadas com o curtíssimo show e celebraram, já que o White Stripes acabou fazendo um show “normal” na cidade, mais precisamente no Mile One Stadium.
Você pode relembrar esse momento logo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SQspuFctoOs