Foto por Tatiane Suura
Na calorosa noite paulistana de 14 de Novembro, às 20:45 – 15 minutos apenas de atraso – o Pearl Jam se apresentou mais uma vez na cidade, dois anos desde a última vez. O grupo, que está divulgando o álbum Lightning Bolt (2013), subiu ao palco deixando o público com pique total, ao som de “Long Road”. Bastante empolgados, os caras já emendaram a faixa com “Of The Girl”.
Logo no começo do show, o vocalista Eddie Vedder tentou falar em português, com um texto que lhe foi dado para ler. Bem humorado, o músico até que mandou super bem nas palavras ali ditas. Apesar da ótima receptividade dos milhares de fãs ali presentes, o público só foi mesmo a total delírio quando eles apresentaram “Do The Evolution”, um dos maiores hits do disco Yield (1998).
Após a apresentação da música, a plateia estava definitivamente eufórica. Em “Why Go”, por exemplo, um grande coro surgiu, enquanto em “Lightning Bolt” todos estavam bem acima dos 220v. Já na performance de “Elderly Woman Behind The Counter In a Small Town”, rolou um pequeno problema técnico, mas que não interferiu em nada.
Durante “Even Flow” era notável os indícios que a chuva tomaria conta do local, mas isso não pareceu ser o pior dos mundos para ninguém. Pelo contrário, o momento em que esse grande clássico do aclamado Ten foi tocado, ninguém estava se importando para fatores climáticos. Quando “Jeremy” veio, aí um coro indescritível tomou conta do estádio, chegando a dar arrepios.
Em “Better Man” a chuva começou em forma de pancadas, mas sem perder o entusiasmo do público. Porém com o aperto dela, o show teve uma pausa de aproximadamente dez minutos.
A noite prometeu também momentos de muita emoção, como o momento em que Eddie faz o incrível cover de “Imagine”, de John Lennon. É claro que ele aproveitou a ocasião para falar dos atentados ocorridos na França um dia antes. A performance deixou todos bastante comovidos, e luzes vindas de celulares e chamas de isqueiros iluminaram o local. Um dos destaques na hora foi o close dado no telão de alguém no meio da multidão com a bandeira da França na tela de seu celular. Os caras aproveitaram do momento e já emendaram a balada “Sirens” na sequência. “Black” também mexeu com todos, em um momento extremamente épico, sendo essa uma das melhores apresentações da noite.
Na sequência os caras vieram com mais um clássico de seu álbum de estreia, a canção “Alive”. Eddie Vedder começou então no último ato a correr por todo o palco e interagir com toda a plateia, até que então o vocalista se juntou no meio da multidão, levando os fãs ali presentes à loucura. Além de Lennon, o grupo também fez covers de Neil Young e Bob Dylan, esse segundo encerrando essa épica noite, já um pouco mais da meia noite.
Setlist:
1. “Long Road”
2. “Of The Girl”
3. “Love Boat Captain”
4. “Do The Evolution”
5. “Hail Hail”
6. “Why Go”
7. “Getaway”
8. “Mind Your Manners”
9. “Deep”
10. “Corduroy”
11. “Lightning Bolt”
12. “Elderly Woman Behind The Counter In a Small Town”
13. “Even Flow”
14. “Come Back”
15. “Swallowed Whole”
16. “Given To Fly”
17. “Jeremy”
18. “Better Man”
19. “Rearviewmirror”
Encore 1
20. “Footsteps”
21. “Imagine” (John Lennon cover)
22. “Sirens”
23. “Whipping”
24. “I Am Mine”
25. “Blood”
26. “Porch”
Encore 2
27. “Comatose”
28. “State Of Love and Trust”
29. “Black”
30. “Alive”
31. “Rockin’ In The Free World” (Neil Young cover)
32. “Yellow Ledbetter”
33. “All Along The Watchtower” (Bob Dylan cover)
Foram quase três horas e meia de um espetáculo que podemos definir como épico. Até breve, assim espero!