Novembro é praticamente o último mês do ano quando o assunto é música.
A grande maioria de artistas e gravadoras lança seus álbuns até a metade do mês ou programa para que eles saiam no ano que vem e assim tenham mais publicidade, entrem nas listas de final de ano e tenham desempenho melhor.
Mesmo com número baixo de lançamentos, ainda é melhor que Dezembro, onde nossas listas costumam não passar dos 10 títulos, e agora é a hora de se atualizar e conhecer música boa para você finalmente montar a lista pessoal com os melhores de 2015.
Vamos lá?
Adele
25
Não há dúvidas: o mundo é de Adele.
A cantora está voltando após seu aclamado segundo disco de estúdio, 21, e foi só disponibilizar um vídeo para o single “Hello” que começou a bater recordes e mais recordes e estar nos fones de ouvido de todos, nem que fosse por curiosidade.
Com o seu aguardado sucessor, 25, já há projeções de que Adele tenha uma das maiores vendas iniciais da história, e o hype é merecido. É um disco coeso, muito bem trabalhado e que aproveita bem as várias nuances da temática e da voz da cantora.
Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: XL
Alanis Morissette
Jagged Little Pill – Collector’s Edition
Não, você não leu errado e não, você não está louco. Nem a gente.
Jagged Little Pill, terceiro disco de estúdio da cantora canadense, foi lançado em 1995 e colocou o nome da moça no mapa com hits como “Ironic”, “Head Over Feet” e “You Oughta Know”.
Para celebrar os 20 anos de lançamento, uma edição especial está sendo relançada em 2015 e há inclusive uma música inédita no trabalho, “The Bottom Line”, gravada durante as sessões do disco.
Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: Warner Music
Kurt Cobain
Montage of Heck: The Home Recordings
Montage Of Heck é o nome do primeiro documentário sobre Kurt Cobain que tem material autorizado pela sua família.
Quando vasculhou as caixas para descobrir itens que seriam importantes para o filme, o diretor Brett Morgen se deparou com vários registros inéditos do líder do Nirvana em um gravador e o resultado é o novo “disco solo” de Cobain.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Universal Music
Leftover Crack
Constructs Of The State
Leftover Crack é uma banda punk de Nova York que traz à sua frente o polêmico vocalista Stza.
Conhecido pela reprovação direta e vocal quanto à polícia, tema recorrente de suas canções, o grupo também protesta contra o capitalismo, luta pelos direitos das minorias e é visto por muitos como controverso, mesmo dentro da cena punk.
Fato é que depois do ótimo segundo álbum Fuck World Trade, lançado em um longínquo ano de 2004, agora o grupo volta com Constructs Of The State, e pelo material que a banda tem disponibilizado até agora, é como se tivesse continuado de onde parou, com louvor.
Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Fat Wreck
Horace Green
Jazz Depois da Meia-Noite
Por falar em punk rock, o Brasil está muito bem representado no estilo com o novo disco de estúdio do Horace Green, Jazz Depois da Meia-Noite.
Incorporando elementos de gêneros como o rock alternativo e o post-hardcore, o grupo paulistano faz referência às JAMs (jazz after midnight) no conceito do trabalho que traz letras cheias de conteúdo.
Data de lançamento: 11 de Novembro
Gravadora: Hearts Bleed Blue
Kylie Minogue
Kylie Christmas
A cantora australiana Kylie Minogue é uma das mais prolíficas e com conteúdo diversificado do pop, e tem se mantido como nome influente do gênero há um bom tempo.
No décimo terceiro álbum da carreira e o primeiro natalino, Kylie resolveu homenagear o feriado mais bacana do ano através de Kylie Christmas, disco que tem tradicionais canções natalinas bem como músicas próprias.
O lado mais interessante do álbum, talvez, fique com as parcerias: Minogue faz duetos com Iggy Pop, Frank Sinatra e James Corden em três faixas.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Warner Music
CeeLo Green
Heart Blanche
Heart Blanche é o quinto disco de estúdio de CeeLo Green, músico norte-americano conhecido pela sua voz marcante e hits que explodiram nas paradas do mundo todo.
Para o álbum, Green convidou uma série de produtores de peso como Mark Ronson, Brian Kennedy, Eg White, John Hill e mais.
Parece, porém, que não funcionou muito bem, já que o disco tem recebido apenas críticas médias.
Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: Warner Music
Danzig
Skeletons
Glenn Danzig resolveu homenagear uma série de suas influências em um novo disco de estúdio do Danzig chamado Skeletons.
O décimo trabalho de estúdio da banda traz clássicos de nomes como Black Sabbath, Elvis Presley, Aerosmith e ZZ Top, todos na tradicional voz sombria do músico.
Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Evillive / Nuclear Blast
Pope Francis
Wake Up!
Não, Pope Francis não é o nome de uma banda descolada de rock alternativo fazendo piadinha, é sim “Papa Francisco” em Inglês e o disco em questão é dele.
Wake Up! traz canções que variam do rock progressivo (!) a cantos gregorianos, intercalados com discursos do Papa pelo mundo, incluindo três no Brasil que aparecem durante as faixas “Salve Regina”, “La Iglesia No Puede Ser Una ONG!” e “La Fe Es Entera, No Se Licua”.
Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Believe Digital
Björk
Vulnicura Strings
Como o nome bem explica, Vulnicura Strings é uma nova interpretação da cantora islandesa Björk para as faixas de seu mais recente álbum, Vulnicura.
Com a exceção de “History Of Touches”, as canções foram reimaginadas apenas com cordas, de forma bastante intimista.
Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: One Little Indian
The Coors
White Light
A banda irlandesa The Coors está de volta após um hiato de 10 anos e é justamente esse o período do grupo sem um novo disco de estúdio.
O sucessor de Home, lançado em 2005, vem na forma de White Light, produzido pela banda ao lado de John Shanks (Alanis Morissette, Jane’s Addiction, Hanson) e com 12 faixas no total.
Data de lançamento: 27 de Novembro
Gravadora: Warner Music
Beef
Live True
Beef é o nome escolhido pelo músico Alexandre Marchi para batizar seu novo projeto voltado ao folk, blues e música country.
Alexandre é conhecido no rock independente do Rio de Janeiro, tem seu nome ligado a bandas como Stripclub e Barizon e agora ao lado de Ricardo Nogueira segue em novo caminho com uma sonoridade bem interessante.
Live True é o nome do disco de estreia da banda que tem influências de nomes como Rolling Stones e ZZ Top.
Data de lançamento: 09 de Novembro
Gravadora: Hearts Bleed Blue
Justin Bieber
Purpose
Purpose é o quarto disco de estúdio do cantor Justin Bieber, que para o trabalho resolveu pedir a ajuda de nomes como Rick Rubin.
O lendário produtor que já trabalhou com nomes como Slayer e Red Hot Chili Peppers, além de mais recentemente Jake Bugg, é produtor executivo do álbum que ainda conta com nomes como Skrillex, Nas, Benny Blanco, Diplo, Big Sean, Halsey e mais.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Universal Music
Enya
Dark Sky Island
Dark Sky Island é o oitavo disco de estúdio da cantora irlandesa Enya, que anunciou detalhes a respeito do trabalho há pouco tempo.
O novo disco vem com muita antecipação por parte dos fãs, já que o último trabalho de Enya havia sido em 2008 com And Winter Came…
Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: Warner Music
Grimes
Art Angels
Claire Elise Boucher, cantora conhecida como Grimes, está de volta.
Seu quarto disco de estúdio, Art Angels, foi trabalhado nos últimos anos e a artista chegou a jogar fora todas as ideias que havia tido para ele para começar o processo novamente do zero.
O álbum conta com participações de Janelle Monáe e o rapper Aristophanes.
Data de lançamento: 06 de Novembro
Gravadora: 4AD
Rustie
EVENIFUDONTBELIEVE
Rustie é o nome artístico do músico escocês Russell Whyte.
No projeto, ele mistura elementos que vão da música eletrônica ao hip hop passando pelas guitarras, e o resultado é uma sonoridade bastante própria.
Em seu terceiro disco de estúdio, o músico escolheu 15 faixas no que inicialmente seria um EP, mas foi ganhando corpo durante o processo de composição.
Data de lançamento: 05 de Novembro
Gravadora: Warp
King Gizzard & The Lizard Wizard
Paper Mâché Dream Balloon
A banda australiana King Gizzard And The Lizard Wizard foi formada em 2010 e de lá pra cá lançou dois EPs e seis (!) álbuns, sendo um deles já em 2015.
O sétimo está saindo agora na forma de Paper Mâché Dream Balloon e mostra a mistura que a banda faz com rock psicodélico, lo-fi, folk e mais.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: ATO
ARCA
Mutant
ARCA é o nome pelo qual atende o produtor/DJ venezuelano Alejandro Ghersi.
Nascido em família rica, o músico foi criado em escolas particulares e fala abertamente sobre como sempre teve dificuldades em lidar com isso e com a sua sexualidade.
Hoje vivendo em Londres, ARCA chega ao seu segundo disco de estúdio na forma de Mutant.
Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: Mute
LE1F
Riot Boi
Um rapper lança mixtapes e EPs de qualidade, torna-se conhecido na cena, e grava um álbum cheio depois de ter seu nome consolidado entre um dos mais interessantes do estilo.
A história se repete mais uma vez com LE1F, de Nova York, que após trabalhos elogiados aparece com Riot Boi, seu primeiro full-length.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: XL / Terrible Records
SILVA
Júpiter
De repente e não mais que de repente, SILVA anunciou o lançamento de um novo disco de estúdio, o terceiro da carreira.
Júpiter é o nome do álbum que será lançado em 20 de Novembro e tem como single de estreia a canção “Eu Sempre Quis”. Tanto o vídeo quanto o som mostram uma nova fase da carreira do músico.
Data de lançamento: 20 de Novembro
Gravadora: SLAP
https://www.youtube.com/watch?v=ne7xMq2kN4c
Discos que você deveria ouvir em 2015
Veja nossas listas de meses anteriores nos links abaixo: