Após quase dez anos de atividade, a plataforma de mídia digital Zune foi oficialmente descontinuada pela Microsoft neste mês.
Lançada em 2006, a marca oferecia uma linha de aparelhos portáteis de mídia, um serviço de assinatura de músicas chamado “Zune Music Pass”, e fácil sincronização com outros dispositivos da empresa, como o Xbox e o Windows Phone.
A seção de players chegou a ter, entre 2006 e 2007, uma fatia de 10% do mercado de aparelhos portáteis de mídia (atrás dos 63% do dominante iPod) nos Estados Unidos. Em 2008, a Microsoft anunciou que havia vendido 2 milhões de Zunes – e as boas notícias pararam por aí.
Os anos seguintes trouxeram apenas quedas nas vendas e prejuízo para a companhia, devido ao aperfeiçoamento e variação de modelos do iPod e à decisão da Microsoft de não atualizar seu próprio player durante boa parte do ano de 2008. No ano seguinte, a fatia de mercado do Zune era de apenas 2%.
Os aparelhos já haviam parado de ser comercializados em 2011, mas o serviço de streaming e download de músicas seguiu disponível para os dispositivos já em circulação e para marcas relacionadas como o Xbox.
Os assinantes remanescentes do Zune Music Pass serão transferidos ao novo Groove Music Pass.
https://www.youtube.com/watch?v=kg2jxGOwEMc