Texto e fotos por Regiane Avelar
Simpatia, cordialidade e respeito. Estas são as principais características que pretendem definir a passagem da banda americana Pearl Jam – pela primeira vez – em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (20/11). Nem a forte chuva que caiu sobre a cidade horas antes do início do show e que persistiu até a entrada da banda, conseguiu desanimar o público de mais de 42 mil pessoas presentes no Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão. Foi um show inédito nesta turnê no Brasil, que já percorreu Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Parte da turnê de Lightning Bolt, décimo álbum da banda lançado em 2013, o show em BH reservou algumas surpresas. A que mais emocionou o público foi a sensibilidade e atitude de Eddie Vedder sobre o desastre ambiental ocorrido em Bento Rodrigues, distrito de Marina (MG), com o rompimento de uma barragem de rejeitos minerais. Se esforçando para discursar em português, o vocalista se posicionou e solicitou a reparação dos danos:
“É duro quando grandes empresas usam e abusam de terras apenas para lucrar sem nenhum respeito pelo meio ambiente. Acidentes tiram vidas, destroem rios e, ainda assim, eles conseguem lucrar. Esperamos que eles sejam punidos, duramente punidos e cada vez mais punidos para que nunca esqueçam o triste desastre causado por eles”, disse Vedder, que, na sequência, cantou “Do the evolution”, que fala sobre a evolução da espécie humana a qualquer custo.
Já as surpresas musicais ficaram por conta das canções “Baba O’Riley”, do The Who, e”Imagine”, de John Lennon – momento em que a banda de Seattle aproveitou para falar sobre os atentados terroristas ocorridos em Paris. Mas, se você acha que isso não é surpresa, pois esta última canção já estava no setlist dos outros shows, prepare-se! A grande novidade em Belo Horizonte foi “Black”, interpretada apenas na capital mineira durante a turnê na América Latina.
Hits como “Once”, “Jeremy”, “Porch” e “Even Flow” estiveram ao lado de “Lightning Bolt” e “Sirens”, recém lançadas. Todas, canções que compõe os 25 anos de carreira e sucesso do Pearl Jam e já garantiram mais de 80 milhões de discos vendidos em todo o mundo.
Surpreendendo o público
Se for pra falar de interação com o público, convoque o Eddie Vedder. O simpático fez questão de descer do palco, cumprimentar os fãs, oferecer vinho, autografar um pandeiro e dar de presente a uma aniversariante, além de presentear outros dois sortudos fãs da banda que estavam perto da grade.
Um dos felizardos foi o carioca Felipe Valente (31 anos) que segue a banda há 16 anos. Ele foi o escolhido pelo cantor para receber um dos “presentes”. “Não tem como explicar a minha emoção. O show foi sensacional e agora (quase no final da apresentação) recebo esse pandeiro”, disse engasgado. Felipe já foi a três shows aqui no Brasil e garantiu que este foi o melhor de todos.
Depois do segundo intervalo e para despedirem de Beagá, “Sonic Reducer” (Dead Boys), “Alive”, “Rocking’ In The Free World” (Neil Young) e “Yellow Ledbetter” encerram a apresentação, que emocionou o público e superou todas as expectativas dos ensopados fãs. E mais que isso, provou que Eddie Vedder (vocal e guitarra), Jeff Ament (baixista), Stone Gossard e McCready (guitarras) e Matt Cameron (bateria) continuam com pique total para mais algumas décadas de carreira e, quem sabe, uma nova aparição em Belo Horizonte.
Agora a banda segue para o encerramento da turnê no Brasil e a última apresentação é no Rio de Janeiro (22/11). De lá irão para Bogotá (25/11) e Cidade do México (28/11).
- Rain (The Beatles cover)
- Sometimes
- Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
- Go
- Mind Your Manners
- Once
- Got Some
- Rearviewmirror
- Pilate
- Even Flow
- Infallible
- Given to Fly
- I’m Open
- I Am Mine
- Satan’s Bed
- Deep
- Jeremy
- Why Go
Bis: - Bee Girl
- Sleeping By Myself (Eddie Vedder song)
- Imagine (John Lennon cover)
- Sirens
- Do the Evolution
- I Want You So Hard (Boy’s Bad News) (Eagles of Death Metal cover)
- Corduroy
- Mankind
- Porch
Bis 2: - Eruption (Van Halen cover)
- Garden
- Comfortably Numb (Pink Floyd cover)
- Lightning Bolt
- Black
- Sonic Reducer (Dead Boys cover)
- Alive
- Rockin’ in the Free World (Neil Young cover)
- Yellow Ledbetter