Os anos 90 foram muito produtivos para quem é fã de rock and roll, já que o gênero estava em alta no mainstream e as grandes gravadoras apostavam em diversos nomes em todas as partes do planeta.
Um dos nomes quentes do meio da década era a cantora Alanis Morissette, que lançava seu terceiro disco de estúdio, o primeiro de forma internacional, na forma de Jagged Little Pill.
O álbum explodiu com hits como “Ironic”, “Head Over Feet”, “You Oughta Know” e mais, colocando o nome da canadense definitivamente na história.
Na mesma época uma certa banda britânica chamada Radiohead já lançava seu segundo disco, The Bends, após o sucesso estrondoso do álbum de estreia, Pablo Honey, em 1993 muito em função do mega hit “Creep”.
E foi justamente no segundo semestre de 1995, ano em que saíram Jagged Little Pill e The Bends, que rolou a “Can’t Not Tour”, uma turnê oficial do lançamento do disco de Alanis que teve como banda de abertura o Radiohead em algumas datas pelos Estados Unidos.
Além de Thom Yorke e companhia a turnê ainda teve nomes como Imperial Drag, K’s Choice, Loud Lucy, Our Lady Peace e Frente!, e rolou entre 1995 e 1996.
É interessante notar que dali pra frente o Radiohead, mesmo sendo banda de abertura, acabou consolidando a carreira como uma das bandas mais influentes do planeta, com discos como OK Computer e Kid A, lançados no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
De forma curiosa, hoje em dia tanto Alanis quanto o Radiohead têm oito discos de estúdio na bagagem.
Outra curiosidade é que durante a turnê, Alanis chegou a cantar “Fake Plastic Trees”, canção do então novo disco do Radiohead.
De acordo com o Uncut, a banda utilizou o “dinheiro fácil” que fez nas datas em que tocou com Alanis nos Estados Unidos para comprar equipamento de estúdio e dar o pontapé inicial no processo de composição de OK Computer, lançado em 1997.
Setlist médio de Alanis na turnê
- All I Really Want
- Right Through You
- Not the Doctor
- Hand in My Pocket
- Head Over Feet
- Mary Jane
- King of Intimidation
- Forgiven
- Perfect
- You Oughta Know
- Can’t Not
- Wake Up
- Ironic
- You Learn
- Your House