Há um bom tempo o TMDQA! apresenta uma série de posts que contemplam lançamentos nacionais, priorizando a ideia de mostrar o que há de novo no cenário independente brasileiro. Como sabemos que não é só por aqui que as bandas ralam bastante para divulgar seus trabalhos e aumentar seu público, resolvemos dar espaço também para bandas independentes internacionais. É uma boa oportunidade para conhecer diferentes trabalhos que estão sendo produzidos em outros países, fora do circuito mainstream.
Confira:
Melaena Cadiz
A artista Melaena Cadiz é de Nova York, mas recentemente se mudou para Los Angeles (CA) e vem produzindo pequenos retratos sonoros da paisagem americana usando uma sonoridade folk, pop e country. Em processo de preparação para o lançamento de seu novo álbum, intitulado Sunfair (que tem lançamento previsto para março de 2016) Melaena divulgou há pouco tempo a segunda faixa do trabalho, intitulada “Goes Without Saying”, que busca localizar Melaena geograficamente, fisicamente e mentalmente em seu novo espaço de produção musical. O lançamento está sendo feito pelo selo independente Misra Records, que tem sua sede em Pittsburgh (na Pensilvânia) e é distribuído pela Redeye Worldwide com licenciamento tratado pela Sub Pop.
Ouça:
A pré venda do álbum já está disponível no site do selo independente e pelo iTunes. Acompanhe a artista pelo Facebook.
Daria
O quarteto francês Daria surpreende com suas faixas animadas e bem preenchidas. A banda já está há mais de 15 anos na estrada e acerta no ritmo cativante de suas músicas, com uma inclinação certeira para o rock alternativo/ indie rock, com influências de hard rock também. A banda não canta em seu idioma materno, mas sim em inglês. O grupo acaba de lançar o álbum Impossible Colours, que conta com 12 faixas. O trabalho foi produzido, gravado e mixado pelo produtor Jay Robbins, na cidade americana de Baltimore. O trabalho está sendo lançado pelo selo alemão Arctic Rodeo Recordings.
Ouça:
Conheça um pouco mais do trabalho da banda no Bandcamp ou acompanhe a página no Facebook.
Radiation City
A banda Radiation City é de Oregon (EUA) e trabalha com uma sonoridade voltada para o indie rock. O lançamento mais recente da banda é a faixa “Milky White“, que tende um pouco para um lado experimental, investindo em características do dream pop, apostando em uma melodia mais com beats dançantes durante toda a música, além de sintetizadores e bastante groove. O single faz parte do próximo álbum do grupo, Synesthetica, que será lançado em fevereiro.
Ouça:
A banda faz parte do selo americano Polyvinyl Records, que inclusive já disponibilizou a pré venda dos discos em seu site oficial e no iTunes.
Naps
A banda Naps também é americana, de Tallahassee. O grupo investe em uma sonoridade voltada para o pop rock e recentemente lançaram o single “Social Skills“, que faz parte de uma nova série de singles digitais que serão lançados pela Lavender Sounds, um ramo específico do próprio selo da banda, chamado Viridian Sounds. Ele também estará presente em um EP que será lançado em breve, em parceria com outra banda de Tallahassee, a banda Yiikes.
Ouça:
https://soundcloud.com/viridiansounds/lvs-01-naps-social-skills/s-XXouL
Ascend/Descend
A banda de hardcore Ascend/Descend é de Boston. A banda lançou recentemente um novo EP, intitulado Murdock Street. Sonoramente, o disco é uma homenagem ao hardcore old school, Com um trabalho instrumental de peso e um vocal feminino surpreendente. O foco das letras é falar sobre como se sente ao ter coisas tomadas de você, seja sua casa, sua sensação de segurança ou mesmo a sua identidade. O trabalho foi gravado de forma analógica, no Mystic Valley Studios.
Ouça: