George Martin, produtor dos Beatles, morre aos 90 anos

Relembre o papel fundamental de George Martin no início e sonoridade dos Beatles. Produtor morreu aos 90 anos de idade na última madrugada.

Sir George Martin, produtor dos Beatles, morre aos 90 anos

2016 levou mais uma lenda. Nessa madrugada, George Martin, produtor dos Beatles, nos deixou aos 90 anos.

Ringo Starr foi um dos primeiros a dar a notícia. Um porta-voz da Universal Music também confirmou a morte de Martin, mas a causa não foi confirmada.

George Martin

Produtor, arranjador e executivo, Martin esteve por trás de 23 singles que atingiram o número 1 da parada americana e 30 que chegaram ao topo das paradas na Inglaterra.

Em 1962 Martin atuava como diretor da Parlophone Records, um braço da EMI especializado em jazz. Procurando por coisas novas, o produtor conheceu Brian Epstein, empresário dos Beatles. Numa época em que todas as gravadoras britânicas já haviam recusado o quarteto de Liverpool, Martin deu uma chance à banda e produziu uma demo do grupo.

Essa demo descompromissada, como ele mesmo classificaria mais tarde, chamou a atenção de Martin, que sentiu algo diferente nas harmonias de John Lennon e Paul McCartney. Gostando do que ouviu, Martin assinou com o quarteto e ajudou a dar forma ao som da banda; sugeriu a substituição do baterista Pete Best e insistiu para que eles não tivessem um líder na banda, como era comum na época.

O primeiro single dos Beatles, “Please Please Me”, saiu em Novembro de 1962. Martin fez o arranjo e convenceu a banda a aumentar a velocidade da música. ”Senhores, vocês acabaram de gravaram seu primeiro número 1′,’ teria dito ao final da gravação.

Daí pra frente, sabemos o que aconteceu, Martin e os Beatles mudaram o mundo da música, da cultura pop e influenciaram praticamente tudo o que veio a seguir.

Se você é tão fã de música quanto a gente, tire um tempinho hoje, escute uma música dos Beatles e agradeça Sir George Martin.

Obrigado pelas músicas George, descanse em paz.

Paul McCartney

Em sua página no Facebook, Sir Paul McCartney publicou um longo texto a respeito do produtor, a quem chamou de “segundo pai”.

Você pode ler logo abaixo.

I’m so sad to hear the news of the passing of dear George Martin. I have so many wonderful memories of this great man…

Publicado por Paul McCartney em Quarta, 9 de março de 2016

https://youtu.be/2MnuNvzyfI4