O raciocínio é simples: se até o Guns n’ Roses conseguiu ficar em paz e reunir sua formação (quase) original, não há mais desavença nesse mundo que não possa ser revertida.
Brincadeiras à parte, quem também andou reescrevendo sua história foi o Smashing Pumpkins, em noite de gala da simpática turnê acústica In Plaisong.
Em um show ocorrido em Los Angeles no último sábado (26), as coisas acabaram tomando proporções épicas e totalmente inesperadas, e um representante do site Alternative Nation teve a sorte de estar por lá para conferir.
Tudo ocorria normalmente quando, como quem parasse para tomar uma água ou afinar instrumentos, o atual guitarrista Jeff Schroeder saiu do palco rumo aos camarins para, em seguida, ninguém menos do que James Iha entrar em cena para assumir seu lugar.
“Sim, é James Iha,” confirmou o vocalista Billy Corgan à plateia que já explodia em êxtase. Começaram os trabalhos tocando (a clássica) “Mayonaise”, do (clássico) Siamese Dream.
O baterista original Jimmy Chamberlin também estava lá, já que voltou a tocar com Billy Corgan, e acabou-se formando uma espécie de “mistão do Smashing Pumpkins” no palco, quando subiram juntas a nova e a “velha” geração da banda, fazendo a casa vir abaixo de vez. Juntos tocaram “Soma”, “Rocket”, “Spaceboy”, “Today”, “Whir” e “Disarm”.
O desfecho também foi histórico: já ao final da apresentação, durante o bis, o festeiro Billy convocou ao palco um lindo bolo de aniversário – com velas e tudo – e um “Parabéns a Você” para James Iha – que estava há 16 anos sem tocar com a banda.
Mas calma, o parabéns não foi por isso: o guitarrista completava na iluminada noite seus 48 aninhos de idade – a que foi felicitado por todos da banda e da plateia.
Se isso representa o final das históricas desavenças entre ele e Corgan, não sabemos. Se isso tem qualquer coisa a ver com a estranha notícia de que a banda estaria se reunindo, mas apenas para uma ação judicial contra um vazamento de suas músicas, também não sabemos!
Fato é que está aberta a nova temporada de especulações e acompanharemos de perto. Veja com seus próprios olhos alguns vídeos da grande noite.
A última apresentação de James Iha com o Smashing Pumpkins tinha acontecido em 02 de Dezembro de 2000, em Chicago.
Setlist – Smashing Pumpkins em Los Angeles – 26/03/2016
- Cardinal Rule
- Stumbleine
- Tonight, Tonight
- The World’s Fair
- Space Oddity (David Bowie)
- Thirty-Three
- Jesus, I / Mary Star of the Sea (Zwan)
- Mayonaise (com James Iha)
- Soma (com James Iha)
- Rocket (com James Iha)
- Spaceboy (com James Iha)
- Today (com James Iha)
- Whir (com James Iha)
- Disarm (com James Iha)
- Sorrows (In Blue)
- Eye
- Saturnine
- Identify (Natalie Imbruglia cover)
- 1979
- Stand Inside Your Love
- Pinwheels
- Lily (My One and Only)
- Malibu (Hole cover)
- Spaniards
Bis: - Angie (The Rolling Stones cover) (com James Iha)
- Happy Birthday para James Iha
- Amarinthine (com James Iha)