Nos anos 80 ainda não havia muitos grupos no Brasil que levassem o rap a um outro patamar no país. O máximo que se via por aí era uma apresentação ou outra sem muito brilho, mas que instigava grande parte do público que presenciava; o hip hop ainda estava chegando por aqui. O Região Abissal foi o grupo responsável por mudar a história do estilo na nossa terrinha, lançando o primeiro disco de rap nacional, intitulado Hip Rap Hop.
O grupo, formado em São Paulo por DJ Giba, MC B, DJ Kri, MC Guzula, Marcelo Maita e Adilsinho (in memorian), lançou seu primeiro disco em 1988. Foi pioneiro na arte de produzir seu próprio som, beats e melodias. Na época, a maioria dos artistas e grupos usavam samples prontos para compor. A história do Região Abissal, juntamente com a do primeiro disco que elevou o nome do hip hop nacional está sendo contada através de um documentário produzido pela produtora Noize, com apoio da Red Bull.
O documentário é dividido em dois capítulos, e o primeiro conta com uma série de depoimentos, dentre eles o do rapper Thaíde, falando sobre sua relação com o álbum. Você pode conferir o primeiro capítulo logo abaixo.