St. Vincent foi uma das artistas que deu depoimentos para Bob Boilen, da influente rádio NPR, em seu livro Your Song Changed My Life.
Como você pode imaginar pelo título, a obra traz declarações de músicos e suas carreiras, principalmente falando sobre outros trabalhos que influenciaram seus lançamentos. Além da talentosa cantora e guitarrista, aparecem no lançamento artistas como Jimmy Page e Hozier.
Ao falar sobre a música que mudou a sua vida, St. Vincent se lembra de “Jeremy”, clássico do Pearl Jam que marcou uma geração tanto por sua sonoridade e o disco onde aparece, Ten, quanto pelo icônico clipe:
Quando eu tinha 10 anos, o disco Ten do Pearl Jam foi lançado; a primeira vez que eu ouvi me lembro de estar na casa de uma amiga e a televisão estava ligada na MTV. Eu vi o clipe de “Jeremy” – isso era na quarta série e eu já pensei, OK, isso é o que eu quero fazer da vida. Eu fiquei completamente obcecada com o Pearl Jam. Quando comecei a tocar guitarra aos 12 anos e compor as minhas próprias canções, eu imitava Eddie Vedder. Tipo, foi assim que eu aprendi a cantar. Quero dizer, todo mundo gostava do Pearl Jam na época, todo mundo gostava do Nirvana, todo mundo gostava do Red Hot Chili Peppers, e era tipo, essa era a onda, sabe? Eu comecei a me comportar de um jeito, “Ah, você gosta do Pearl Jam? Bem, você conhece esse b-side, conhece essa raridade? Porque eu conheço. Eu tenho várias fitas da banda.” Sabe, é tipo, você é uma criança e finalmente tem algo que expressa o que você não sabe como expressar, e você ganha uma maneira de construir a sua identidade.
St. Vincent no Nirvana
Além do Pearl Jam, St. Vincent também já se mostrou bastante fã do Nirvana, com quem teve a oportunidade de tocar na cerimônia de introdução do grupo ao Hall da Fama do Rock And Roll.
Ao lado de Krist Novoselic, Pat Smear e Dave Grohl, ela tocou “Lithium” na cerimônia e outras canções em pós-show.
[td_block_video_youtube playlist_title=”” playlist_yt=”mOHvCIPPKH0,H8cKApALUG4,8CHrg7LwUXE,MS91knuzoOA” playlist_auto_play=”0″]