Radiohead é acusado de uso indevido de imagem em "Burn the Witch"

Radiohead pode ser processado pelo criador de animação em que vídeo da "Burn the Witch" foi inspirada.

Radiohead - Burn The Witch

No início do mês, o Radiohead lançou o primeiro videoclipe de seu novo disco, A Moon Shaped Pool.

Burn the Witch” é inspirado em Trumptonshire Trilogy, criação do britânico Gordon Murray e um programa em animação com três séries: Camberwick Green, Trumpton, e Chigley, indo ao ar na BBC 1 em 1966, 1967 e 1969.

animação trumptonshire foi inspiração para "burn the witch", videoclipe do radioheadO problema é que ninguém do Radiohead entrou em contato com Murray para pedir autorização em usar as imagens, que, apesar de terem temáticas distintas – a animação original é infantil, enquanto o videoclipe mostra rituais pagãos e sacrifícios – incluem personagens e cenários muitíssimo parecidos criados a pedido da banda.

Recentemente, o jornal Daily Mail entrou em contato com o genro de Gordon, William Mollet e ele revelou que a família está muito chateada e que “o Radiohead deveria ter nos procurado, já que consideramos isso como uma mancha na marca. Não é algo que autorizaríamos. Consideramos violação dos direitos e estamos decidindo o que fazer.”

Radiohead

A Moon Shaped Pool foi lançado no dia 8 de Maio em formato digital. Disponível apenas na Apple Music, o disco ficou em primeiro lugar em 67 países.

Veja o texto de Guilherme Guedes sobre o álbum em sua coluna, Faixa Título.

[td_block_video_youtube playlist_title=”Radiohead” playlist_yt=”yI2oS2hoL0k,vWE9BBUVj3E,TTAU7lLDZYU” playlist_auto_play=”0″]