Saiba quanto artistas ganham em propagandas de junk food

O estudo fala sobre 65 artistas e as marcas para as quais eles fazem propagandas

Saiba quanto artistas ganham em propagandas de junk food

Celebridades usam sua influência com o público para dar voz a alguns movimentos sociais e políticos muito importantes, mas também se utilizam desse poder para fazer dinheiro com algumas causas e produtos duvidosos. Um estudo publicado recentemente no periódico Pediatrics analisou os comerciais feitos por 65 artistas da música, entre eles Britney Spears, Maroon 5, Jessie J e outros.

Esses artistas  promovem cerca de 57 diferentes marcas de bebidas e comidas, desde refrigerante até energéticos, pizzas e doces. “Nós descobrimos que a grande maioria são alimentos que não são saudáveis”, afirma a pesquisadora Maria Bragg, da Universidade de Nova york.

Publicidade
Publicidade

O estudo alega que Justin Timberlake recebeu cerca de 6 milhões de dólares para fazer o comercial do McDonald’s. Já Beyoncé lucrou 50 milhões de dólares pela campanha da Pepsi. Porém o caso analisado mais a fundo é o do rapper Pitbull com a marca de refrigerante Dr. Pepper. Nele, é explicado a influência da celebridade no consumo final.

“Quando ele fez o comercial, as vendas subiram 1,7% entre os latinos, apesar da redução geral das vendas de refrigerantes”, disse Bragg em entrevista à NPR.

A pesquisadora ainda alerta para o fato desses artistas promoverem práticas que não são consideradas saudáveis. “Dado que temos um problema de obesidade juvenil no país, essas campanhas estão enviando a mensagem errada para os jovens, e provavelmente contribuindo para maus hábitos alimentares”, finaliza Bragg.

O estudo completo, incluindo a lista de artistas e para quais marcas eles fazem campanha, pode ser lido na íntegra aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=pES8SezkV8w

Sair da versão mobile