Nós postamos essa semana que Trent Reznor, frontman do Nine Inch Nails, disparou críticas ao YouTube sobre o pagamento de royalties para os artistas. As reclamações são por conta da facilidade com que alguém pode “roubar” o conteúdo de outra pessoa e postar no YouTube — impedindo o artista de ganhar dinheiro com as próprias músicas.
Outro músico que partilha dessa ideia é Patrick Carney, baterista do The Black Keys. Em uma série de tweets, o músico demonstrou apoio às ideias de Trent Reznor e ainda adicionou seu ponto de vista:
Me dê 5 minutos no YouTube e eu provavelmente consigo encontrar 250 músicas onde seus compositores não estão ganhando dinheiro. No mínimo.
Um ‘vendido’ [sell out] para mim hoje em dia é qualquer pessoa que ganha dinheiro em uma companhia de streaming e que também é um artista e não defende o pagamento justo.
Uma música deveria custar o mesmo que um abacate. Eles deveriam ser trocados similarmente até pelo menos as pessoas descobrirem uma outra fruta grande e saborosa.
Give me five minutes on @youtube and I probably can find 250 songs that are available which the artist isn't getting paid for. At least.
— Patrick Carney (@patrickcarney) June 16, 2016
A sell out in my book in 2016 is anyone that takes a share in a streaming company who also is an artist and doesn't advocate for fair pay.
— Patrick Carney (@patrickcarney) June 16, 2016
A song should cost as much as an avocado. They should be traded similarly at least until people discover a similarly thick and savory fruit
— Patrick Carney (@patrickcarney) June 16, 2016
E aí, você concorda?